Capital recebe da PMJP imagem de Nossa Senhora da Penha

Por - em 29

O Santuário de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, passou a contar com um novo monumento em homenagem a santa. Na manhã deste sábado (30), o prefeito Luciano Agra, acompanhado do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, inaugurou a escultura de Nossa Senhora da Penha. A estátua, de seis metros, instalada na lateral do Santuário, foi confeccionada pelo escultor J. Maciel.

Na solenidade de inauguração, a cantora lírica Graça Barbosa fez uma homenagem a santa cantando a música Capela (Ave Maria), e foi lido também um texto da poetisa Piedade Farias sobre a história do Santuário, emocionando moradores da comunidade e autoridades presentes.

Em seguida, Dom Aldo Pagotto fez a benção a escultura. O arcebispo fez questão de ressaltar que o monumento é esperado pela população e pela igreja há muito tempo, em ter uma imagem que recepcione os fiéis ao chegar no santuário. “Estamos muito felizes e devedores aos que tiveram a feliz iniciativa de fazer esse monumento consagrado a Maria, mãe da Igreja, da Paraíba e de todos os filhos de Deus, que está sempre como um rochedo, uma Penha, firme para acolher a todos”, afirmou.

Ele destacou ainda que o escultor teve a delicadeza de conferir um movimento a imagem. “Essa imagem é muito bem feita, tem essa movimentação, a maternidade que é próprio de Nossa Senhora”, complementou.

O prefeito Luciano Agra lembrou que desde 2005 a gestão municipal vem trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da comunidade. “Esse largo se encontrava sem beneficiamento e recebeu a infra-estrutura necessária para recepcionar um dos maiores eventos religiosos da cidade, que é a Romaria da Penha”, destacou. Contudo, segundo ele, faltava uma imagem da homenageada, Nossa Senhora da Penha, que tivesse uma dimensão capaz de destacá-la junto a multidão que participa do evento.

Ele afirmou que a Prefeitura não poderia deixar de prestigiar e beneficiar a população da comunidade da Penha. “Estamos demonstrando nessa solenidade simples que a nossa política de adornar a cidade, respeitando os lugares. Nesse local não caberia uma obra de arte moderna, mas tradicional, como exatamente foi feito”, ressaltou Agra. A estátua de Nossa Senhora da Penha foi construída em alumínio para resistir a diversos fatores climáticos, como vento, sal, mar e areia.

A escultura de Nossa Senhora da Penha, que tem seis metros de altura, foi fundida em alumínio e pesa quatro toneladas. Foi colocada sobre um pedestal de aproximadamente um metro, totalizando sete metros. Na imagem, Nossa Senhora carrega na mão direita um cetro e na esquerda o Menino Jesus coroado. Ao seu lado, de joelhos, um fiel ora pedindo proteção contra o ataque de uma serpente. A figura de um réptil representa a proteção da Santa para o fiel.