Capital se consolida como indutora do roteiro ‘Caminhos dos Engenhos’

Por - em 80

A cidade de João Pessoa se consolidará como indutora do roteiro turístico ‘Caminhos dos Engenhos’ que envolve as cidades de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras e Serraria. A posição estratégica da cidade também a inclui no roteiro integrado dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Até o segundo semestre, as agências de viagens e de receptivos começarão a comercializar este roteiro para os turistas de todo o País. O fortalecimento desse atrativo turístico foi o foco do ‘Encontro de Sensibilização do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar na Paraíba, realizado pelo Ministério do Turismo e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae/PB) que contou com a participação da Secretaria de Turismo (Setur). O evento ocorreu durante toda a manhã desta quarta-feira (4), das 8h às 13h, na Sala Rosa do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro dos Estados.

Muitos turistas que chegam a João Pessoa, além de desfrutar dos encantos do mar de águas cristalinas e mornas, das reservas de mata atlântica e o conjunto arquitetônico bastante diversificado indo do barroco ao art decor, poderão, também, conhecer parte da história da Paraíba através de dois roteiros, partindo da Capital, ‘Caminhos dos Engenhos’: Areia/Alagoa Grande e Bananeiras/Serraria.

Pensando neste público, O Ministério do Turismo e o Sebrae buscam nivelar os conhecimentos técnicos junto aos diversos atores locais dos municípios contemplados no roteiro. O encontro também serviu para que fossem apresentados os resultados da primeira visita técnica para recorte de território pelos consultores contratados: Felipe Dantas, Denise Colini e Steiven Albuquerque.

O roteiro turístico ‘Caminhos dos Engenhos’ possibilitará ao turista conhecer a ‘Civilização do Açúcar’, que teve forte importância na economia, cultura, história, arquitetura e gastronomia da Paraíba com o foco no Brejo Paraibano. O roteiro nº 1 possui destino até as cidades de Areia e Alagoa Grande, com saída da Capital. Durante a visita, os turistas terão oportunidade de conhecer museus, engenhos e os recursos naturais da região. No roteiro nº 2, a saída da Capital é com destino às cidades de Bananeiras e Serraria, passando por engenhos, reserva natural e city tour.
O secretário de Turismo, Elzário Pereira, ressaltou que estes roteiros vêm somar às opções existentes para os visitantes que chegam à Capital. “A posição da cidade de João Pessoa é estratégica por possuir atrativos turísticos e servir de ponto de partida para outros destinos em direção ao interior, possibilitando aos turistas conhecer também a história da Paraíba e os atrativos que se somam à riqueza arquitetônica, gastronômica, história e de recursos naturais de João Pessoa”, disse. O ‘Encontro de Sensibilização do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar na Paraíba contou com o gerenciamento do Instituto Marca Brasil e o Governo do Estado.