Capital se prepara para evento mundial de incentivo à atividade física

Por - em 16

João Pessoa terá a região de Maule, no Chile, como adversária do 14º Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática regular da atividade física, que será realizada no dia 27 deste mês e atuará nas Américas sob o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Trata-se de um evento mundial, nascido no Canadá e praticado por vários países do mundo desde o ano de 1995. No Brasil, a 14ª edição foi lançada no dia 4 deste mês, pelo Sesc São Paulo.

A prática da atividade física é necessária para o bem estar de qualquer cidadão ou cidadã e tem que ser encarada como uma ação de saúde. Com esse entendimento, a cidade de João Pessoa aceitou participar do “Dia do Desafio”. Desde a última segunda-feira, que o secretário de esportes de João Pessoa, Alexandre Urquiza, está mobilizando seus assessores com o objetivo de fazer João Pessoa vencedora neste novo desafio. “Temos que nos preparar para no dia 27 deste mês, última quarta-feira de maio, para mobilizar o maior número de pessoas para que entre 00h00 e 21h00 pratique pelo menos 15 minutos de atividade física. Estaremos montando um grande palco com som na lagoa do parque Solon de Lucena e outro no Busto de Tamandaré”, disse Alexandre Urquiza.

No Dia do Desafio, duas ou três cidades de tamanhos semelhantes estabelecem uma competição saudável, na tentativa de envolver o maior número de pessoas nas atividades físicas. Vencerá o desafio a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao total de habitantes. O Sesc São Paulo coordena o Dia do Desafio em todo o Continente Americano, e a realização e responsabilidade é das prefeituras que organizam e desenvolvem as ações junto às comunidades.

Com o objetivo de fortalecer a mobilização dos pessoenses, a Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer) em parceria com outras secretarias municipais, colocará tendas nas praças e ao longo da orla. “ Vamos mobilizar as escolas da rede municipal, da rede estadual e da rede privada, universidades, faculdades, comércio, indústrias e academias de ginástica. Nossa meta é, fiscalizado pelo SESC São Paulo, através do Sesc João Pessoa, mobilizarmos mais da metade do número de pessoas da nossa cidade”, finalizou Urquiza.