Capital tem 158 locais de vacinação de cães e gatos

Por - em 28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza neste sábado (17) a campanha de vacinação antirábica para cães e gatos. Serão 158 (clique aqui e veja a relação) postos de vacinação espalhados por toda a Capital, que serão instalados em escolas, unidades de saúde e associações comunitárias, além do posto fixo no próprio CCZ.

Duas unidades itinerantes já atuam na vacinação desde a primeira semana do mês de outubro, visitando as áreas rurais e que fazem divisa com o município.  Nos postos fixos, a vacinação começa a partir das 8h e se estende até as 17h.

Serão disponibilizadas 110 mil doses da vacina e a expectativa das equipes de saúde é imunizar 65 mil cães e 30 mil gatos evitando assim a ocorrência de casos da raiva animal. De acordo com a Gerência de Vigilância Ambiental e de Zoonoses do município, o último caso de raiva em animais foi registrado em 2006. 

Até o momento, foram vacinados 1.103 animais, sendo 873 cães e 230 gatos. De acordo a gerente de Vigilância Ambiental e de Zoonoses, Djanira Lucena Araújo, a procura pela vacinação itinerante tem superado as expectativas. “Muitos idosos e pessoas com problemas de saúde que não podem sair de casa têm procurado bastante o serviço”, afirmou.

Ela lembra que qualquer pessoa pode entrar em contato com o CCZ através dos telefones (83) 3214-3459 / 3218-7780 e solicitar o serviço. “Caso a equipe não compareça no próximo sábado, agendaremos para a próxima semana”, disse a gerente, enfatizando que nenhuma solicitação deixará de ser atendida.