Capital terá novo espaço de desenvolvimento da prática esportiva

Por - em 22

São 12,4 mil metros quadrados de área construída e um investimento total de R$ 4,7 milhões. Estes são alguns dos números do Centro de Treinamento do Valentina, que está sendo erguido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que até o final de 2011 será entregue à população pessoense com modernas instalações esportivas.

Quando ficar pronto, o Centro de Treinamento vai ter uma pista de atletismo, um campo de futebol e uma piscina semi-olímpica (de 25 metros de comprimento). O local será dotado também de vestiários para atletas, cabine de imprensa para transmissões de TV e de rádio e arquibancadas para aproximadamente 1.200 pessoas.

Responsável pela fiscalização da obra, que vem sendo executada pela Compecc Engenharia, Comércio e Construções Ltda, o engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura da PMJP, Alberto Aquino Monteiro, explica que um dos pontos fortes da obra é a pista de atletismo. “Ela será toda revestida em vinil italiano, que é hoje o que existe de mais moderno no mercado mundial”, destaca.

O Centro de Treinamento começou a ser construído em agosto de 2010 e até o final do ano estará concluído. “Ele representará mais um espaço dentre tantos que a Prefeitura já oferece à população para estimular a prática esportiva. Mas este é todo pensado para ser um centro de referência”, completa Alberto.

O secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Thiago Pacheco, tem opinião parecida. “É um equipamento esportivo de ponta, que atende a padrões internacionais e estará pronto para todo tipo de atividade, desde treinamento de equipes locais a competições de atletismo, futebol e natação”, explica.

Ele pondera também que o local está sendo erguido para de fato atender a população pessoense, e que por isso aulas de escolinhas estão previstas para acontecer no local. “É uma área para eventos esportivos oficiais, mas também para uso dos moradores da cidade”, garantiu.

Parcerias – O secretário executivo Thiago Pacheco destaca ainda outra ação que a Prefeitura Municipal de João Pessoa vai realizar para utilizar da melhor maneira possível o futuro equipamento: as parcerias com as federações esportivas.

“Uma equipe de atletismo local, que esteja em preparação para algum campeonato importante seja em nível nacional ou internacional, vai encontrar uma pista de última geração à disposição. Estas parcerias entre federações e Governo Municipal será uma realidade em breve”, comemora.

Thiago explica que o Centro de Treinamento vai atuar tanto no desenvolvimento da prática esportiva, como no esporte de alto rendimento. “É uma estrutura pioneira que está sendo construída em João Pessoa e que será toda ela gerida pela Prefeitura”, concluiu.