Capital vacina jovens com idades de 20 a 29 anos contra gripe A

Por - em 23

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A (H1N1), em João Pessoa, realizado neste sábado (10) ocorreu em 14 postos de imunização distribuídos pelos bairros da Capital e no Ponto de Cem Réis, no Centro. O objetivo da campanha é intensificar a vacinação dos grupos prioritários e ampliar o conhecimento da população quanto as formas de se prevenir contra a gripe A.

O prefeito Luciano Agra participou da abertura da campanha no Ponto de Cem Réis. Ele falou da importância de uma ação conjunta do município com o Governo Federal para conter o avanço da gripe A no país. “Dessa forma conseguimos diminuir drasticamente, por exemplo os casos de dengue no município, além dos índices de mortalidade infantil. Então, é preciso que todas as autoridades tomem providências o quanto antes, ações que a gestão municipal já vem realizando desde o ano passado”, afirmou.

A campanha de vacinação ocorre até o dia 21 de maio e abrange, prioritariamente, as gestantes; crianças de 6 meses a 2 anos (que devem tomar uma segunda dose 30 dias após a primeira); doentes crônicos, incluindo os idosos, e adultos entre 20 e 39 anos.

“DIA D” DOS IDOSOS – O Ministério da Saúde informa que os idosos com doenças crônicas devem aguardar, pois terão um “Dia D” exclusivo para eles. Será em 24 de abril, quando começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum, que vai até 7 de maio. Nesse período, todas as pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinadas também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.