JP ganha Centro de Documentação da Mata Atlântica Municipal

Por - em 40

João Pessoa vai ganhar um Centro de Documentação da Mata Atlântica Municipal. O espaço que reunirá documentos, relatórios técnicos e estudos ambientais realizados pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam) disponíveis para consulta, está previsto para ficar pronto ainda neste semestre. O projeto está no cronograma de ações elaboradas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) para o ano de 2012.

O Centro será implantado através do projeto Sala Verde “Paula Frassinete Lins Duarte”, localizada no Centro de Estudos e Práticas Ambientais, (Cepam) que fica na Bica e dispõe de um acervo de filmes e livros para ações de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Salas Verdes – O programa político pedagógico das Salas Verdes é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem o objetivo de incentivar a implantação de espaços de informação e formação ambiental, disponibilizando e democratizando o acesso à informação. O acesso é livre e o visitante dispõe, para consultas e cópias, de mais de 600 títulos impressos, livros digitais e artigos científicos dos mais variados assuntos, como tecnologias sociais e ambientais, permacultura, educação ambiental, Políticas Públicas Ambientais e ainda consulta sobre os mais diversos biomas.

Além disso, o espaço também é destinado para leitura de cordéis, internet consulta em bases de dados, exposição permanente da Xiloteca Fleurisa Toscano e a Coleção de Sementes.

Projeto Ecocine – Outra ação desenvolvida pela Sala Verde é o Projeto Ecocine, que trabalha com público de várias faixas etárias. Sua proposta é utilizar curtas, médias e longas metragens com a temática socioambiental com o objetivo de colaborar para a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica.

Desse modo, os participantes são incentivados a discutir e repensar ações a partir de animações e documentários que são previamente selecionados de acordo com o público. O acervo do projeto conta com 33 filmes, além da Coleção do Circuito Tela Verde de 2011. Para cada filme é elaborada uma “Sinopse para Educação Ambiental”, onde os temas que perpassam a produção são identificados e, levando em conta o público, são sugeridos meios de condução da atividade pós-filme.

Também está previsto a realização do curso de capacitação e produção de material didático para professores da rede pública de ensino sobre o Bioma Mata Atlântica.

A Sala Verde funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h no Cepam, que fica no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.