Capsi Cirandar comemora três anos com atividades culturais

Por - em 168

Apresentações teatrais, musicais e brincadeiras com crianças darão o tom da comemoração dos três anos de inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Cirandar (Capsi Cirandar), nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, na Av. Dom Vital, no Roger. Entre outras atrações, haverá apresentações de palhaços e da escola de samba do bairro.

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Cirandar é um serviço comunitário que substitui o hospital psiquiátrico, atendendo crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas.

O Capsi abrange todo município de João Pessoa e possui uma equipe multiprofissional, que conta com médico, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, assistente social, arte educador, educador físico, farmacêutico, enfermeiro, técnico de enfermagem, redutor de danos (que lida de forma adequada com problemas que podem ser gerados pelo uso de álcool e outras drogas) e professor de capoeira.

Um total de 240 usuários, entre crianças e adolescentes, faz hoje acompanhamento no Capsi. Nestes três últimos anos foram realizados 600 atendimentos. “O Capsi tem avançado muito no tratamento dos usuários de drogas e crianças ou adolescentes que têm um sofrimento psíquico. A reinserção social é o ponto primordial de nosso serviço, por isso que vamos realizar a comemoração fora do serviço com a comunidade, para que seja desconstruído o estigma e preconceito de parte da população”, destaca Mariana Montenegro Leitão, diretora do Capsi Cirandar.