Caravana de Minas vem à Capital para conhecer o Empreender-JP

Por - em 20

Uma caravana de gestores públicos do Estado de Minas Gerais chega em João Pessoa na próxima segunda-feira (13) para conhecer o funcionamento do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). A iniciativa é o Sebrae-MG, que reconheceu o Empreender-JP como “experiência exitosa” e inseriu o projeto no eixo de ações da entidade para estímulo à geração de emprego e renda.

Participam da caravana sete gestores públicos de municípios de Minas, três técnicos de Gestão Pública do Sebrae-MG e o coordenador geral de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Sandro Salvatori. Durante três dias (de segunda a quarta-feira), eles conhecerão detalhes do Empreender, como os mecanismos de financiamento do programa e as ações de capacitação e pós-crédito, acompanhados do
secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes
Pereira, e farão visita ao prefeito Luciano Agra.

“Além disso, eles farão visitas a beneficiários para verificar a aplicação do dinheiro e as transformações na rotina de negócios deles”, explica o diretor de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Ruy Ribeiro.

Ele lembra que o Empreender já vem servindo de modelo para diversos outros municípios do País. No início deste mês, inclusive, o programa participou do Seminário de Práticas de Sucesso de Gestão Pública, realizado pelo Sebrae de Pernambuco e que reuniu mais de 60 gestores municipais daquele Estado.

“O Empreender foi escolhido como exemplo de ação exitosa de geração de emprego e renda”, afirma Ruy Ribeiro. “Vários municípios nos procuraram interessados em conhecer a experiência e cinco deles demonstraram intenção de reproduzir o programa”. Em Pernambuco, os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina já começaram a elaborar programas de microcrédito orientado com o auxílio do Empreender.