Caravana Nacional discute direito à participação de criança e adolescente

Por Fátima Sousa - em 420

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através do Controle Social, realiza nesta quinta-feira (11), às 8h, uma Roda de Diálogo com todo o Sistema de Direito da Criança e do Adolescente na Paraíba, para discutir a Caravana Pelo Direito de Participação da população infanto-juvenil. O evento ocorre no auditório da Casa dos Conselhos Municipal, na Rua Augusto dos Anjos, 56, Centro (em frente à antiga sede do Bolsa Família).

A Caravana é uma organização coletiva do Ministério Público do Trabalho (MPT), Comitê Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (Conapeti) e a Universidade Rural de Pernambuco (URPE). Acontece em 30 dias, no período de 8 de janeiro a 8 de fevereiro 2018. Envolve todos os Estados da Região Nordeste e o Pará.

Durante esse período, as equipes envolvidas devem realizar diversas atividades, a exemplo de rodas de conversas, grupos de trabalho, oficinas e pesquisas sobre a participação política e social, que serão utilizadas no Livro de Participação de Crianças e Adolescentes.

Patrícia Teotônio, coordenadora do Controle Social, explica a importância da Caravana Nacional. “Ela vai discutir e priorizar o direito à participação da criança e do adolescente como espaço de desenvolvimento e redução de vulnerabilidade”, destaca.

A Roda de Diálogo de João Pessoa vai ser conduzida pelos técnicos sociais Felipe Caetano/Davida Albuquerque (Conapeti) e Mário Emmanuel (URPE). “As atividades acontecem nos estados em parcerias com os conselhos de direitos e as redes de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por isso a importância da participação de todos e todas no processo”, diz Patrícia.