Carreata dos avós abre Festa dos Padroeiros no Pedro Gondim

Por - em 25

A Área Pastoral Sant’Ana e São Joaquim, que abrange os bairros Pedro Gondim e dos Estados, se prepara mais uma vez para celebrar a festa de seus padroeiros Sant’Ana e São Joaquim. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Paraíba, o Pedro Gondim detém o maior percentual de idosos da grande João Pessoa, totalizando 17%. E é em homenagem aos avós de Jesus e a todos os avós dos dois bairros que será realizada neste sábado (17) a primeira carreata dos avós.

A carreata terá início às 17h, saindo do Centro Pastoral, na rua Adálida Suassuna Barreto, no Pedro Gondim, até a praça João de Medeiros. Após a carreata haverá shows e quermesses, com comidas e brincadeiras.

Esta será a 13ª Festa dos Padroeiros. Os festejos acontecerão de 17 a 25 de julho, em frente ao Centro de Convivência Social e Pastoral. A festa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e da Fundação Cultural (Funjope), tem uma vasta programação, que inclui quermesse com atrações culturais.

Além da carreata dos avós, haverá celebração eucarística, quadrilha junina, comidas típicas, sorteios, leilões e pescaria, sempre a partir das 19h30. Todo o dinheiro arrecadado na festa será em prol da construção da igreja de Sant’Ana e São Joaquim, que será erguida no bairro Pedro Gondim.

Religiosidade – Ana, a mãe de Nossa Senhora, mãe de Jesus, era filha de Mathan, um sacerdote que vivia em Belém. Joaquim, que nasceu em Nazaré, casou-se com Ana. Passado um longo período de esterilidade, Santa Ana, aos 40 anos de idade, obteve de Deus a graça do nascimento de Maria. O culto aos pais da Virgem Maria é antigo, sobretudo entre os gregos. A princípio eram comemorados em datas separadas, mas depois de muitas mudanças passaram a ser celebrados juntos, em 26 de julho.