Carros-pipa levam água e reduzem sofrimento da população

Por - em 89

Cerca de seis mil pessoas dos bairros do Roger, em João Pessoa e de Alto da Boa Vista e Mutirão, em  Bayeux, foram beneficiadas no fim da tarde desta terça-feira (19) com a distribuição de água através de carros-pipa, numa parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa ( PMJP) com o Governo do Estado. A ação desta terça foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mas a partir desta (20) fica a cargo da Defesa Civil do Estado que irá traçar a rota de abastecimento aos bairros de João Pessoa e cidades circunvizinhas.

Cada carro-pipa tem capacidade para transportar 18 mil litros de água, o que dá uma média de 1.800 baldes com 10 litros cada, beneficiando 1.800 pessoas. Juntos os três caminhões distribuíram 5, 4 mil litros amenizando o sofrimento de famílias que foram atingidas pelas chuvas que caíram na região metropolitana da Capital neste último fim de semana.

A chegada dos carros-pipa no Bairro do Alto da Boa Vista foi comemorada pelos moradores, que desde o último domingo estão sem água nas torneiras. Assim que o carro estacionou as pessoas começaram a pegar os baldes e avisar ao vizinhos sobre a chegada da água. Donas de casas, homens, jovens, idosos e até crianças se apressaram para poder encher seus baldes, bacias e garrafas.

“Graças a Deus que chegou esse caminhão. Desde domingo que agente sofre sem ter como fazer os serviços de casa, dá banho nos meninos e até cozinhar. Hoje tive que comprar quentinha porque não tinha um pingo d’água nem pra fazer comida”, relatou a dona de casa, Mariana Gomes Monteiro.

A agente de saúde da família, Maria Célia de Oliveira que também estava na fila para pegar água, disse que esses dias está se virando como pode. “Agente pega água no posto de gasolina, desce para pegar no poço, pede aos vizinhos. É um aperreio. Eu ainda tenho condições de andar, mas tem muitos idosos que não têm o que fazer e ficam sem água mesmo”, comenta.

Parceria – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou para o Governo do Estado oito carros-pipa para auxiliar as pessoas atingidas pelas chuvas. Os carros passam a distribuir água potável para os municípios da Região Metropolitana.

“Os oito carros-pipa foram disponibilizados para a Defesa Civil Estadual, que está elaborando o cronograma de ação para os próximos dias”, disse Alexandre Paiva, assistente administrativo da Secretaria de Meio ambiente e coordenador dos carros-pipa, lembrando que os veículos ficarão à disposição da Defesa Civil Estadual pelo tempo necessário.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente coronel, Rufino, a prioridade é atender as localidades mais atingida pelas chuvas e a ajuda da Prefeitura Municipal de João Pessoa é muito bem vinda. “Essa ajuda é muito importante, pois vai auxiliar as prefeituras com menos recursos e quem mais precisa”, afirmou.