Cartilha é lançada durante evento sobre Consciência Homossexual

Por - em 31

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lança nesta terça-feira (12), às 16h30, no Auditório do Hotel Netuanah, a cartilha “GLBT à Luz dos Direitos Humanos – João Pessoa Respeitando a Diversidade”. O lançamento integra a programação da Semana da Consciência Homossexual, promovida pelas Secretarias de Saúde (SMS) e Desenvolvimento Social (Sedes). Durante o lançamento, haverá um recital de poemas homoeróticos, aberto a quem desejar participar, e performances ligadas ao tema.

Uma iniciativa da Sedes, através da Assessoria da Diversidade Humanal/GT da Diversidade Sexual, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Governo Federal, a publicação é o resultado do projeto “GLBT à Luz dos Direitos Humanos”, realizado nos anos de 2007 e 2008, com profissionais da Prefeitura de João Pessoa que trabalham diretamente com o público LGBT, além de segmentos da sociedade civil organizada e a comunidade em geral.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que a cartilha condensa um conjunto de ações desenvolvidas e estratégias utilizadas, voltadas para o enfrentamento às posturas e práticas homofóbicas, principalmente nos órgãos e equipamentos públicos. “Queremos dar visibilidade a essas ações para contribuirmos com a reflexão e sensibilização acerca dos direitos humanos e a livre orientação sexual”.

Criada no início da gestão do prefeito Ricardo Coutinho, a Assessoria da Diversidade Humana tem como missão incluir e promover nas ações educativas e dos Direitos Humanos reflexões sobre temas transversais em torno da diversidade humana, que tratem das questões étnico-racial, da livre orientação sexual – LGBT, da equidade de gênero, geracional e da diversidade religiosa, criando, assim, condições para o respeito, tolerância e convivência democrática com a diversidade, no âmbito institucional e na sociedade.

A assessoria conta com dois grupos de trabalho: o da Promoção da Igualdade Racial e o da Diversidade Sexual, apoiando, incentivando e implantando políticas públicas voltadas para a promoção social e cidadania.