Casa Brasil recebe doação de livros e biblioteca já conta com mil exemplares

Por - em 1085

Cidadania, solidariedade e educação. Todos esses sentimentos vão juntos de cada livro que a Casa Brasil, localizada no bairro do Costa e Silva, recebe como doação para a sua biblioteca. Nessa última quarta-feira (3), foi a vez da professora Juliana de Santana contribuir com a unidade, que só nesse semestre, já recebeu uma média de 70 livros doados pela própria comunidade, somando a um acervo de aproximadamente mil exemplares.

Juliana, que também é filha de professores, juntou 25 livros de educação básica seus e de uma amiga, e decidiu passar para outras pessoas o conhecimento que ela adquiriu lendo e estudando com aqueles materiais.

“Eu me espelho na minha mãe, que era humilde e tinha muita dificuldade de ter acesso a livros. Penso nas pessoas que, como ela, estão passando pela mesma dificuldade. O livro passado adiante é muito melhor que o livro retido, porque você tem a chance de multiplicar o conhecimento que você já adquiriu”, contou.

A exemplo de Juliana, vários moradores da região também contribuíram com o aumento do acervo da biblioteca, que possui exemplares de assuntos variados, como literatura adulta e infantil, livros acadêmicos, livros de ensino para educação básica (infantil, fundamental e médio), além de revistas, gibis e outras publicações.

De acordo com o coordenador da Casa Brasil, Pierre Dornelas, a biblioteca é muito importante para comunidade, pois tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura, a produção e o compartilhamento de textos, trazendo para o lugar, um espaço totalmente dedicado à educação solidária.

“Nossa biblioteca abre caminho para realização de atividades importantes como rodas de leitura, orientação a pesquisas, apoio pedagógico, empréstimo domiciliar de livros, aula de canto entre outras ações”, explicou.

Público – Em média, cerca de cem pessoas frequentam a biblioteca toda semana. Todo o bairro do Costa e Silva e bairros circunvizinhos como, Ernani Sátyro, Funcionários, Gauchinha, João Paulo II, Comunidade do Taipa e escolas da região, usam o espaço como instrumento de conhecimento e lazer.

Doações – Localizada no Centro de Referência da Cidadania Sandoval Silva de Assis, na Rua. Dr. Arlindo Correia, s/n – Costa e Silva, a biblioteca da Casa Brasil está aberta para doações de qualquer tipo de livro. “As doações são muito importantes para a nossa biblioteca. As pessoas interessadas em doar, podem nos procurar na nossa sede ou entrar em contato que iremos buscar os livros”, ressaltou o coordenador, informando que o telefone da Casa é o 3214-5779.

Casa Brasil – Casa Brasil João Pessoa é um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município (Secitec), que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. É um espaço comunitário e gratuito que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. O centro está localizado no Bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos.