Casarão 34 é palco para o lançamento de livros no ‘Setembro Fotográfico’

Por - em 54

O pátio do Casarão 34 será palco para o lançamento de três livros relacionados à arte da fotografia: “Quem Somos Nós”, de Celso Oliveira, nesta sexta-feira (28); “Imagens do Povo”, dos Fotógrafos Populares da Maré, no sábado (29); e “Oi Kabum”, de Isabel Gouvêia, no domingo (30).

Os eventos, sempre às 20h, fazem parte do “Setembro Fotográfico”, projeto realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) da Prefeitura Municipal (PMJP), que tem como objetivo incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica.

Em “Quem Somos Nós”, o fotógrafo Celso Oliveira, apresenta, através de imagens, os resultados de suas pesquisas feitas pelo Nordeste durante as décadas de 80 e 90, “especialmente da classe desfavorecida financeiramente”, como faz questão de delimitar o profissional.

Contando com textos do amigo Tiago Santana e de Gilmar de Carvalho, professor aposentado do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um dos mais respeitados pesquisadores das tradições populares, o livro retrata de forma marcante a realidade de um povo.

Dando continuidade à programação, no sábado (29) é a vez do lançamento da publicação “Imagens do Povo”, dos Fotógrafos Populares da Maré, projeto social do fotógrafo João Roberto Ripper patrocinado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e apoiado pela Kodak no famoso conjunto de favelas carioca. Finalizando, no domingo (30) é a vez do livro “Oi Kabum”, de Isabel Gouvêa, que coordena a ONG “Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro”, em Salvador, e é responsável por ensinar a jovens de comunidades populares a arte da fotografia.