Casarão 34 exibe filme em homenagem a Tom Jobim

Por - em 42

A Unidade Cultural Casarão 34 apresenta, nesta quarta-feira (27), a partir das 19h30, o filme ‘A Casa do Tom – Mundo, Monde, Mondo’, dentro da Sessão ‘Sódoc’ do Cineclube Casarão 34. A sessão terá entrada gratuita e promovido pela Divisão de Audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

O Filme conta a história de amor do maestro e pianista brasileiro Antonio Carlos Jobim com a música, a família e a natureza, e é dirigido por Ana Jobim, companheira de Tom Jobim por 17 anos. As imagens foram registradas na época da construção da casa do maestro no Jardim Botânico, no Rio de Janeira; no sítio da família, em Poço Fundo, na serra Fluminense; além de imagens em Nova York. O DVD tem as participações de grandes nomes da música e amigos do protagonista, como Dorival Caymmi, Danilo Caymmi, Miúcha, Adnet, Paula Morelembaum, Simone Caymmi, Paulo Jobim, Ana Jobim, Muri Costa,Tião Neto, Ron Carter, Chico Buarque e Ryiuchi Sakamoto.

Narrado pela própria Ana Jobim, o trabalho tem como fio condutor o poema ‘Chapadão’, que Tom começou a escrever quando escolheram o terreno no alto do Jardim Botânico para construírem a casa. “A casa levou quatro anos para ficar pronta e o poema, oito”, conta ela no DVD.

O material tem oito horas de gravação e estava guardado há exatos 20 anos. De vez em quando, Ana Jobim se via às voltas com o pedido de alguma emissora de televisão, que desejava exibir imagem ou trechos do trabalho. Por sentir que os empréstimos poderiam acabar com o ineditismo e a intimidade dos filmes, ela decidiu lançar o material.
Localização – O Casarão 34 está localizado na Praça Dom Adauto, nº 34, no Centro de João Pessoa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9708 ou ainda pelo endereço eletrônico divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br.