Catadores de Arte se apresentam no Festival do Abacaxi na Cecaf

Por Ângela Costa - em 166

Os Catadores de Arte, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participaram nesta sexta-feira (8) da programação cultural do Festival do Abacaxi, em João Pessoa, que acontece na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no bairro do José Américo. A programação se encerra neste sábado (9), com a apresentação do Quarteto Nordeste, do município de Jacaraú, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar e artesanato.

“Nossa missão é trabalhar questões de educação ambiental através do lúdico”, disse Antônia Sousa, coordenadora dos Catadores de Arte. O grupo apresentou várias músicas com acompanhamento de instrumentos musicais criados pelos próprios componentes, além de encenações teatrais. “Não jogue lixo no chão. Chão é pra plantar sementes, pra dar o bendito fruto para alimentar a gente”.

Segundo Rogeane Ferreira, coordenadora da Cecaf, neste sábado, a programação começa cedinho. “Às 5h da manhã,    a população já pode fazer a feira da semana, aproveitando os produtos da agricultura familiar, artesanato e comidas típicas, ao som do Quarteto Nordestino, do município de Jacaraú”, disse. O encerramento do evento também conta com o show gastronômico do Chef Mateus Rockenback e sorteio de um kit de abacaxis para os participantes. O evento se encerra às 13h.

João Trajano, agricultor de Alhandra do Sítio Acais, disse estar satisfeito com o Festival do Abacaxi. “Excelente. Costumo comercializar em torno de 500 abacaxis, mas para o festival trouxe 800 frutos. Ano que vem, pretendo trazer minha própria produção”, disse.