Celeiro Espaço Criativo recebe visita de crianças e adolescentes do Padre Zé

Por Carolina Queiroz - em 1107

Incentivar o desenvolvimento de crianças, promover a educação cultural e resgatar a cidadania. A recepção às crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Padre Zé, administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), tem este objetivo. Jovens e orientadores visitaram a exposição exibida no espaço, na manhã desta quarta-feira (18), no bairro do Altiplano.

 

Os pequenos conheceram duas exposições que estão disponíveis no local. ‘Casa nova, arte nossa’ mostra o trabalho de artesãos paraibanos com peças de mesa, itens para o quarto e sala, entre outras. A exposição propõe um olhar sobre o artesanato na perspectiva do ambiente doméstico. Bem como, ‘Feminina Arte’, uma mostra coletiva composta exclusivamente por mulheres, que usaram diversas técnicas, como pintura, bordado e vídeo, que revelam as pesquisas visuais e as percepções poéticas de cada uma das artistas.

 

Segundo o professor de Música, Luciano Oliveira, essa integração cultural é importante para despertar a valorização cultural por elementos artísticos nas crianças. “Eles poderão ter um futuro artístico, com base em artesanato, música, pintura. Além disso, estamos ajudando a formar cidadãos”, destacou Luciano Oliveira.

 

Cidade Criativa – Iniciativas como a do Celeiro Espaço Criativo levaram a cidade de João Pessoa a integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). A Capital da Paraíba recebeu o título em virtude dos investimentos e do apoio dados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) a projetos culturais.

 

O objetivo da Rede é posicionar a economia criativa no centro das políticas públicas municipais, estimulando o intercâmbio de especialistas e das melhores práticas em ações de interesse comum. Outras cinco cidades brasileiras já faziam parte da Rede, mas João Pessoa é a única que se destaca no artesanato e arte popular. Belém e Florianópolis, pela gastronomia; Curitiba, em design; Salvador, em música; e Santos, pelo cinema.

 

Cras – As crianças e adolescentes do Padre Zé são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que garante aulas de danças, música, capoeira, educação física e passeios em locais culturais, para fortalecer o conhecimento da arte. Na unidade, existe também o grupo de idosos, que recebe diversos serviços para contribuir no desenvolvimento social.

 

Funcionamento – Com exceção dos feriados, o Celeiro Espaço Criativo, que está localizado na Av. João Cirilo Silva, nº 850, funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 19h e no final de semana das 10h às 19h.