Cemitérios da Capital passam por reparos para evitar deterioração

Por - em 25

Os cemitérios de João Pessoa estão passando por obras que visam melhorar as instalações e atender melhor à população. Nos últimos três meses, as equipes de manutenção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizaram trabalhos nos cemitérios públicos e solucionaram problemas de conservação. As obras são realizadas anualmente e visam evitar a deterioração do patrimônio público.

Os trabalhos foram executados por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e incluíram a troca de lâmpadas, limpeza, pintura e reparos na alvenaria das capelas, muros de contorno e reformas nos setores administrativos e centrais de velórios. “Tudo foi realizado visando deixar os espaços mais organizados para atender à população”, explicou o chefe da Divisão de Cemitérios (Dicem), Zenio Marques.

Conservação e respeito – Atualmente a cidade conta com seis cemitérios públicos (Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Cristo Redentor, São José, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha), além de dois particulares (Jardim Mangabeira e Parque das Acácias). O chefe da Dicem lembra que os cuidados de preservação dos túmulos e ossuários, mesmo os localizados em cemitérios públicos, são de responsabilidade dos proprietários. “Depois de dois anos do falecimento, a família deve ir até o cemitério providenciar a transferência dos restos mortais para o ossuário. Quem vai aos cemitérios também deve colaborar para não jogar lixo nas calçadas ou mesmo dentro dos cemitérios como tem ocorrido ultimamente”, solicitou Zênio Marques.

Os cemitérios da Capital recebem por mês cerca de 350 sepultamentos. Quem precisa do serviço, sabe da importância de manter o local conservado e o patrimônio respeitado. “Acho que os cemitérios são locais sagrados e as pessoas precisam manter o respeito pelos mortos enterrados ali”, afirmou a professora aposentada Francisca Dantas, que já enterrou um filho e o marido no cemitério Senhor da Boa Sentença.

Novas vagas – Estão em estudo pela Secretaria de Planejamento do Município (Seplan) os novos projetos de verticalização dos cemitérios São José, em Cruz das Armas, e Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Como ocorreu no cemitério do Cristo Redentor, em 2008, esses dois deverão ser reformados para ampliar a capacidade em pelo menos mil novas covas. A Seplan também analisa a construção de um novo cemitério no Conjunto Cidade Verde.