Cemitérios organizam celebração para Dia de Finados na Capital

Por - em 126

Os seis cemitérios públicos de João Pessoa estão sendo preparados para a visitação do Dia de Finados nesta quarta-feira (2). Limpeza, montagem de palcos e tendas são algumas das ações realizadas para receber as cerca de 150 mil pessoas aguardadas a partir desta terça-feira para homenagear parentes falecidos.

Os familiares devem participar das atividades organizadas para lembrar a data a exemplo das missas campais organizadas pela Arquidiocese da Paraíba e que serão realizadas por párocos locais. De acordo com Zênio Marques, chefe da Divisão de Cemitérios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), os cemitérios terão missas em dois horários para atender o maior número possível de visitantes. “A exceção ocorrerá no cemitério São Sebastião (Mussumago) onde a missa será realizada apenas à tarde”, informa.

No maior cemitério público da capital paraibana, Senhor da Boa Sentença (Varadouro), a expectativa é que 60 mil pessoas passem para visitar os 10 mil túmulos nos dois dias de maior fluxo e os portões só serão fechados quando não houver mais visitantes. O mesmo acontecerá nos cemitérios Santa Catarina (Bairro dos Estados), Cristo Redentor (Cristo), São José (Cruz das Armas), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha) e São Sebastião.

Segurança – Para garantir a segurança nos dias de visitação, guarnições da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão presentes em todos os cemitérios públicos. O Corpo de Bombeiros também manterá uma equipe de resgate nos cemitérios Senhor da Boa Sentença e Santa Catarina que recebem o maior fluxo de visitantes. A STTrans vai manter equipes para organizar o trânsito nas ruas de acesso aos equipamentos.

Comércio – A Sedurb não realizou cadastro do comércio para o Dia de Finados e liberou a venda de flores e velas nas áreas próximas de cada cemitério. Contudo, manterá agentes nesses locais para evitar que o passeio público sofra qualquer tipo de invasão que impeça o trânsito dos pedestres. O órgão informa ainda que não será permitido o comércio dentro dos cemitérios.

Limpeza – Durante a última semana equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizaram a limpeza dos cemitérios públicos de João Pessoa. Ações como capinagem, pintura, reparos em estruturas de concreto e varrições foram executadas para que a população possa fazer a visitação sem enfrentar obstáculos.