Centro atende 15 mil portadores de deficiência em três anos

Por - em 33

O Centro de Referência de Inclusão das Pessoas com Deficiência já atendeu cerca de 15 mil pessoas em apenas três anos de funcionamento. A criação do espaço é uma ação pioneira na Capital, mantida com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A unidade conta com uma equipe especializada em tratamentos para distúrbios motores, físicos e mentais, como a Síndrome de Dawn e a capacidade de aprendizagem e problemas comportamentais.

A chefe da Unidade de Atendimento, Claudete Gomes dos Santos, informou que não existe limite de idade para os tratamentos, mas a prioridade é direcionada às crianças. “Trabalhamos com uma capacidade de mais 800 atendimentos ao mês. O espaço é voltado para todos, mas as crianças são prioritárias porque na maioria dos casos os tratamentos são mais eficazes”.

Para cada necessidade específica existe um profissional capacitado para a identificação e aplicação dos tratamentos. A equipe do Centro é composta por fisioterapeutas, psicológicos, pisicopedagogas, pedagoga, assistente social, fisiatra, pediatra, instrutor e intérprete de Libra, arte terapeuta, músico terapeuta, educador físico adaptado, fonoaudiólogas e auxiliares de enfermagem, além das equipes de apoio e a diretoria.

“Nosso objetivo é poder atender o maior número de pessoas, mas priorizando a qualidade do atendimento. Ao longo desses três anos podemos comemorar bons resultados, que só tendem a ser intensificados ao longo do tempo”, ressaltou Claudete.

Para receber o tratamento no Centro é necessário realizar o cadastro, que é feito através do telefone 3218-9807. A partir daí, a pessoa passará por uma triagem realizada pela equipe técnica do local. Em seguida, será encaminhado para prévio diagnóstico e direcionado para o tratamento específico. O Centro de Referência de Inclusão das Pessoas com Deficiência funciona na Rua Eurípedes Tavares, no Bairro do Tambiá.