Centro da Mulher treina equipes e encaminha 67 casos casos de violência

Por - em 27

O Centro de Referência da Mulher realizou, na última quinta-feira (25), uma Roda de Conversa sobre Cidadania e Direitos Humanos das Mulheres. O evento faz parte de uma formação que o Centro realizará com entidades governamentais e não-governamentais que integram a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. Em apenas 40 dias de funcionamento, já atendeu e encaminhou casos de 67 vítimas de violência.

Segundo a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Reivân de Sá Barreto, o objetivo é fortalecer a Rede de Atendimento, bem como divulgar o novo serviço que atende mulheres em situação de violência, implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Governo Federal.

A primeira reunião envolveu as secretarias da Gestão Municipal que trabalham com as vítimas de violência e que compõem a Rede de Atendimento. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Seção Saúde da Mulher; do Centro de Referência do Idoso, Hospital do Valentina Figueiredo, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), e da Secretaria de Habitação Social. “A proposta deste encontro foi sensibilizar as secretarias do Governo Municipal parceiras neste projeto de enfrentamento a violência contra a mulher”, disse Reivân Barreto, coordenadora do Centro de Referência da Mulher.

A temática sobre Cidadania e Direitos Humanos das Mulheres foi facilitada pela a advogada e militante dos Direitos Humanos, Cândida Magalhães. Os próximos encontros acontecerão trazendo os seguintes temas: gênero e violência, acolhimento e humanização, diversidade humana e assistência integral à saúde da mulher.

O Centro de Referência da Mulher é um serviço da PMJP, ligado à Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), que acolhe as mulheres em situação de violência com atendimento psicossocial e jurídico. O Centro foi inaugurado no dia 14 de setembro deste ano.