Centro de Atenção ao Idoso realiza atividades pelo Dia do Diabetes

Por - em 26

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo domingo (14), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi) realiza nesta quarta-feira (11) o Circuito Educativo sobre os cuidados com o Diabetes. O objetivo é orientar os idosos na prevenção e controle da doença.

As atividades começam a partir das 7h30 na sede do Caisi, ao lado do Hospital Santa Isabel, com a apresentação de um vídeo sobre a doença. Em seguida haverá testes de glicemia, apresentações teatrais que falam sobre o tema, orientações sobre o uso da insulina, dinâmica a respeito da aceitação do tratamento e medição de massa muscular. O evento vai reunir os idosos atendidos pelo Caisi, além de outros interessados no assunto.

O diabetes é ocasionado pela falta ou resistência à ação da insulina, levando ao aumento de glicemia (açúcar) no sangue. A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas – órgão responsável pelo aproveitamento do açúcar do organismo. Quando existe pouca insulina ou resistência do organismo à sua ação, o resultado é o aumento das taxas de glicemia (açúcar no sangue). De acordo com o Vigitel (Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis), dados de 2007 apontam que no Brasil 18, 6% da população com idade superior a 65 anos é portadora da doença.

Em João Pessoa, além do Caisi, existem os Centros Municipais de Referência em Diabetes e Hipertensão da Torre e do Castelo Branco que oferecem serviços especializados com cardiologistas, psicólogos, nutricionistas e os medicamentos preconizados pelo SUS, estes últimos também disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família. Também são realizados exames como glicemia capilar, que consiste na verificação da taxa de glicose (açúcar) no sangue.