Centro de Cidadania LGBT ministra oficina para residentes de psiquiatria do Hospital Universitário

Por - em 221

A equipe do Centro de Cidadania LGBT da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, nesta segunda-feira (04), uma oficina para os residentes na área de psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O encontro ocorreu no auditório da unidade de saúde, às 9h.

Roberto Maia, coordenador Municipal de Promoção e Cidadania LGBT, explicou que a oficina tem o objetivo de repassar aos residentes informações sobre o tema, já que será realizada uma parceria para eles atuarem no Centro de Cidadania. “Por meio dessa parceria, iremos ter a vinda desses profissionais para atuarem cotidianamente em nosso espaço”, disse.

Atualmente, uma equipe de psicólogos e estagiários de psicologia oferece atendimento no Centro de Cidadania LGBT pelas parcerias firmadas com a Faculdade Maurício de Nassau e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São 18 estudantes de psicologia, que não supre a necessidade, já que há uma fila de espera de usuários por atendimento.

“Realizamos atualmente 100 atendimentos por semana para essa população, onde uma parte necessita também de atendimento psiquiátrico. Realizamos um estudo estatístico dos últimos três meses e chegamos a um dado de que 35% dos nossos usuários já tentaram o suicídio. Isso mostra que temos uma grande parte de nossa população hoje com a saúde mental comprometida devido a violência que sofre em seu cotidiano”, revelou Roberto Maia.

Das 1.200 pessoas cadastradas no Centro, 49% já passaram por alguma violência por ser LGBT, seja ela física, sexual ou verbal.