Centro de Convivência do Idoso oferece curso grátis de dança

Por - em 241

A dança faz bem à alma e isso independe da idade. Pensando nisso, o Centro de Convivência do Idoso do Institituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM) deu início às aulas de dança para os aposentados e pensionistas do Instituto, ministradas pela professora Rogéria Fabião.

No primeiro dia de aula, 25 alunos deixaram de lado a timidez e deram seus primeiros passos ao ritmo do autêntico forró. Alguns vivenciaram a oportunidade, ainda inédita de fazer algo tão simples, mas que ao mesmo tempo, estava muito distante da realidade deles.

“Eu nunca dancei antes na minha vida. Venho de uma família muito pobre, e sempre tive que trabalhar muito. Agora, depois de viúva é que estou começando a aproveitar as coisas boas da vida”, conta Terezinha Farias, que aos 58 anos não esconde a emoção e o desejo de aprender a dançar. “Ainda sou muito ‘dura’”, confessa com um belo sorriso.

Interação – Se depender do ânimo dos idosos e do clima de alegria, a sala do Centro de Convivência onde as aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras das 9h às 10 horas da manhã, vai ficar pequena para a turma que tende a crescer. Segundo a professora Rogéria Fabião, além de ser um momento de interação, as aulas de dança possuem diversos aspectos positivos, que contribuem para uma melhor qualidade de vida destes jovens da terceira idade.

“Para eles, fazer parte de um grupo influencia diretamente para uma vida mais saudável. Mexer com o corpo também melhora a circulação sanguinea, aumenta a flexibilidade e a mobilidade”, constata Rogéria. Como alguns alunos possuem algumas limitações físicas e apresentam problemas osséos, as coreografias irão seguir de acordo com o ritmo da turma.

Apresentação – E quem quiser conferir o desempenho dos vovôs e das vovós vai poder assistir a apresentação deles prevista para outubro deste ano no Teatro Santa Roza, na Capital. O grupo de dança será uma das atrações durante o lançamento do DVD gravado pela bandinha musical do IPM, ‘Alvorecer da Melhor Idade’, dentro das homenagens do IPM ao Dia Nacional do Idoso, que passou a ser comemorado no dia 1º de outubro.

Os interessados em participar das aulas de dança podem se inscrever no Centro de Convivência do IPM, na Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, 166, no Centro, próximo ao Jornal O Norte. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17 h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218 9831 ou 3218 9832.