Centro de Convivência do IPM inicia atividades nesta quarta

Por - em 17

O Centro de Convivência do Instituto de Previdência do Município (IPM) inicia as atividades deste ano nesta quarta-feira (9). São nove cursos oferecidos aos aposentados e pensionistas da prefeitura, e a novidade é o curso de croché, com 20 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e realizadas na Rua Engenheiro Clodoaldo Gouveia, 166, Centro, das 8h às 12 e das 13h às 17h. É necessário portar o RG, o CPF e o cartão do SUS.

Os cursos são de artesanato fuxico, biscuit, tenerife, pintura em porcelanato e croché, cada um com 20 vagas, somando 100. Mas há os de coral, bandinha, ginástica e alongamento, e aeróbica, que são atividades sem limites de inscrição, conforme o coordenador do Centro, João Carlos Leão. Segundo ele, o curso mais procurado pelos idosos é o de biscuit, com 60 inscritos, mas por enquanto, só há uma turma confirmada. “Os demais estão na espera, mas é possível que comecemos uma turma à tarde, já que a maioria dos cursos acontece pela manhã”.

O Centro de Convivência realiza um trabalho de reintegração social do idoso, destaca João Carlos Leão. “Nós temos uma equipe com psicóloga, fisioterapeuta, enfermeira e nutricionista para acompanhar a saúde física e mental dos idosos. Nessa etapa da vida eles costumam ter depressão, além de problemas como diabetes ou hipertensão, portanto, este acompanhamento é extremante necessário”, diz ele.

O coordenador do centro explica que é feita uma avaliação com os idosos antes das atividades físicas e, caso não estejam habilitados, não poderão participar. “Temos um caso de um usuário que era bem travado, mas ao fazer alongamento, ganhou dinamismo corporal e já está fazendo a aeróbica”.

Alegria – A bandinha é a atividade mais dinâmica do Centro de Convivência do IPM. Segundo o maestro da banda Alvorada da Melhor Idade, Geimison Brito, todos os dias, os 18 integrantes do grupo saem para fazer apresentações nas casas dos aniversariantes cadastrados no centro. “São cinco ou seis visitas por dia”, diz ele.

Foi em uma dessas visitas, que o aposentado José Antônio entrou para o grupo. “Eles foram à minha casa e eu gostei tanto que quis participar”, afirma José Antônio, que toca triângulo na banda. Para ele, a atividade é divertida tanto para quem faz, como para quem recebe a visita. Já Antônio Nascimento praticou música durante toda a sua vida. “Eu estou há três anos na banda e toco saxofone. Toquei por 30 anos na banda do exército e depois fui para a banda municipal. Agora estou aqui”.

Confira a relação dos cursos, dias, horários e número de vagas:

Artesanato fuxico – 2ª e 4ª às 8h (10 vagas)
Biscuit – 2ª e 4ª às 8h (lotado)
Tenerife – 2ª e 4ª às 8h (8 vagas)
Pintura em porcelanato – 2ª, 4ª e 6ª, 10h (5 vagas)
Croché – 2ª e 4ª, 15h (20 vagas)
Coral – 4ª e 6ª, 9h (vagas ilimitadas)
Bandinha – Diariamente às 8h (vagas ilimitadas)
Ginástica e alongamento – 3ª e 5ª, 8h (vagas ilimitadas)
Aeróbica – 3ª e 5ª, 9h (vagas ilimitadas)