Centro de Especialidades atende mais de 70 mil usuários em 2009

Por - em 36

Inaugurado em 2005, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendeu em 2009 mais de quatro mil urgências e emergências odontológicas. Nos casos de especialidades na área, foram mais de 70 mil atendimentos, que variaram desde casos de Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Bucal, Diagnóstico Bucal, Odontopediatria, Atendimento a Pacientes Especiais, Radiologia Bucal, Prótese Dentária, Periodontia e Dentística (restaurações estéticas).

O setor de urgência e emergência do CEO atende pacientes que necessitam de socorro imediato para solucionar problemas relativos a dores de dente, gengiva e área da boca. De acordo com o Diretor do CEO, Olavo Hoston, os casos mais comuns são as infecções provocadas por cáries, problemas com restaurações e hemorragias decorrentes de outros tratamentos dentários. “Também atendemos casos de luxação na boca e traumatismos dentários”, afirmou.

Ainda de acordo com Olavo, o CEO trabalha com atendimentos e exames odontológicos mais especializados. “Os tratamentos mais simples e a manutenção da higiene bucal é realizada nos PSF’s. Aqui nos atuamos nos casos mais complexos”, afirmou, lembrando que, em relação a exames e tratamentos complementares, o encaminhamento precisa ser feito através do Programa Saúde da Família (PSF). “Mas é importante lembrar que em casos graves e de urgência, não é necessário encaminhamento. Basta que o paciente procure a unidade”, finalizou Olavo.

O CEO fica localizado na rua General Osório, 280 (edifício ’18 Andares’), no Centro. O telefone é 3218-9804. Sua unidade de Urgência funciona com plantões ininterruptos de 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.