Centro de Pessoas com Deficiência comemora cinco anos de fundação

Por - em 17

Cerca de 25 mil pessoas foram atendidas pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD) desde a sua fundação em 2005. Os cinco anos de atividade da unidade foram comemorados na tarde desta segunda-feira (6), com a abertura da exposição fotográfica “Recortes da Inclusão”. Durante o evento também foram homenageadas algumas pessoas que colaboraram com as várias ações do Centro, com o Certificado Amigos da Inclusão.

A exposição é composta por 77 registros, feitos, em sua maioria, pelos próprios responsáveis dos usuários e funcionários do Centro de Inclusão Há ainda fotografias realizadas por jovens surdos que participaram da “Oficina Fotográfica Participativa com Surdos”, ministrada pela equipe FotoLIBRAS de Pernambuco, numa parceira do Serviço Social do Comércio (SESC) com a Unidade. Os fotógrafos profissionais Mano de Carvalho e Tiba Magalhães também colaboraram cedendo algumas de suas imagens.

A coordenadora do Centro de Inclusão, Claudete Gomes dos Santos, explicou que esta é uma oportunidade de expor algumas das atividades desenvolvidas ao longo de cinco anos, onde fica evidente a preocupação com o empoderamento das pessoas com deficiência na luta pela conquista de seus direitos. “Na seleção das fotos, não nos preocupamos com a sua beleza em si, mas com a valorização das potencialidades e do exercício comum de todas as pessoas”.

Segundo Claudete, a exposição marca ainda a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que transcorreu em 3 de dezembro. “Não poderíamos deixar de comemorar a data, já que o nosso Município vem mostrando avanços no tocante às políticas públicas voltadas para o segmento, como a preocupação com a acessibilidade, a educação inclusiva, o Empreender Superação, a própria abertura do Centro, entre várias outras”.