Centro de Reabilitação da PMJP realiza palestra sobre uso de drogas

Por - em 49

Após dez anos após oferecendo um tratamento de ressocialização de usuários de bebidas alcoólicas e outras drogas que trabalham na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos (CRDQ) mantido pela Prefeitura, comemora nesta terça-feira (08), a primeira década de sua fundação.

A solenidade em comemoração ocorre no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e terá início às 9h30 com uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas, com o coronel da Polícia Militar, Kelson Chaves.

A programação desta terça terá continuidade com uma apresentação musical dos usuários do CRDQ, às 10h30. Logo em seguida, haverá um pronunciamento da diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração (Sead), Lílian Coelho e do diretor do CRDQ, padre Leônidas Silva.

Às 11, haverá uma apresentação técnica e das ações desenvolvidas pelo Centro e em seguida, um coquetel de encerramento das comemorações. Desde a semana passada, uma exposição de obras de artes feitas pelos servidores da PMJP em fase de tratamento foi aberta à visitação no Centro Cultural São Francisco.

Atuação – No CRDQ, os servidores envolvidos com álcool e outras drogas são atendidos e participam de atividades e terapias de autoajuda com acompanhamento psicológico em terapias individuais e em grupo, além de oficinas de artes. Às sextas-feiras as atividades são no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Rangel, onde eles têm atendimento psiquiátrico e recebem encaminhamento para realização de exames. A equipe da CRDQ é formada pela psicóloga Kaline Pereira e assistente social Fátima Gonçalves. Além de aulas de alfabetização, ministradas por Elizete Maria e de artes, por Dadá Venceslau.

O tratamento dura, em média, um ano e, neste período, o servidor fica afastado para se tratar. Os familiares também são incluídos nesse processo e passam por acompanhamento psicológico, já que todos são impactados pelo problema. Após o tratamento o usuário permanece participando de sessões semanais na instituição.

Serviço:

Programação

9h30 – Palestra sobre prevenção ao uso de drogas com o coronel da Polícia Militar, Kelson Chaves

10h30 – Apresentação musical dos usuários do CRDQ

10h50 – Pronunciamento da diretora de Recursos Humanos da Sead, Lílian Coelho, e do diretor do CRDQ, padre Leônidas Silva

11h – Apresentação da equipe técnica e das ações desenvolvidas pelo CRDQ

11h30 – Coquetel de encerramento