Centro de Reeducação Feminino em Mangabeira terá sessão de cinema

Por - em 70

Pela primeira vez em oito anos de edição, o ‘Cine Volante’ vai oferecer sessões no Centro de Reeducação Feminino, em Mangabeira. Na ocasião, será exibida uma programação especial em homenagem ao mês das mulheres. O evento está marcado para acontecer nesta quinta-feira (15), a partir das 17h30.

Entre os filmes a serem exibidos estão o clássico do cinema paraibano ‘Aruanda’, de Linduarte Noronha (1930-2012); o curta metragem em animação ‘Vida Maria’, de Márcio Ramos, lançado no Ceará; e algumas obras do acervo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), realizadora do projeto.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Alexandre Macedo, ressaltou que o objetivo do projeto é a inclusão cultural da comunidade. “A programação desse dia 15 é um exemplo do nosso papel. Nesse contexto, o projeto busca cumprir sua missão primordial, que é levar a sétima arte aonde o cinema tradicional não chega”, afirmou.

Ainda de acordo com Alexandre Macedo, o filme paraibano Aruanda também foi escolhido para exibição durante todo o mês de março por ser um marco do documentário brasileiro, estopim do ciclo paraibano da década de 60 e precursor do Cinema Novo. Além disso, a iniciativa de mostrar a obra é uma homenagem ao seu autor, Linduarte Noronha, falecido no final de janeiro. A programação do ‘Cine Volante’ de março começou no dia 7, no bairro do Roger. Ao todo, serão oito sessões este mês.

Um projeto de sucesso – o ‘Cine Volante’ está em cartaz há oito anos, tendo percorrido durante esse período quase todas as comunidades da Capital. O projeto faz mais de cem exibições anualmente e inclui ainda parcerias com outros eventos realizados na cidade, a exemplo do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport), Fest Aruanda e Dia Nacional da Animação.

Confira a programação do ‘Cine Volante’ até o final de março:

Quinta-feira (15/03)

Local: Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, na Rua Benevenuto Gonçalves da Costa, Mangabeira VII.

Horário: 17h30

Quarta-feira (21/03)

Local: Rua do Trapiche, na Comunidade Porto do Capim, Varadouro.

Horário: 19h

Quinta-feira (22/03)

Local: Praça Central da Praia da Penha.

Horário: 19h

Quarta-feira (28/03)

Local: Centro de Referência da Cidadania Maria Borges, na Rua Conceição Cabral s/n. Roger.

Horário: 19h

Quinta-feira (29/03)

Local: Centro Comunitário José Américo, na Rua Joaquim Farias Barbosa, s/n. José Américo.

Horário: 19h30