Centro de Referência da Mulher reúne usuárias em oficina de jardinagem

Por - em 37

As usuárias do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, serviço de atendimento às mulheres em situação de violência, da Prefeitura de João Pessoa, participaram na tarde desta quarta-feira (25) da primeira oficina do Projeto Semear (Jardinagem Reciclável). A atividade aconteceu na sede, localizado na Rua Afonso Campos, 191, no Centro.

O Projeto Semear tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância do cuidado com o meio ambiente e com elas mesmas. “A ideia do projeto é desenvolver com as usuárias do serviço, técnicas de manipulação de jardinagens, utilizando materiais reciclados como as garrafas pets. Também incentivá-las à prática da valorização da autoestima”, disse a arte educadora Clareana Cendy.

É esse o desejo de Maria das Neves, usuária do Centro de Referência, que disse estar muito empolgada com as oficinas do projeto, pois sempre teve o desejo de trabalhar com plantas. “Pra mim, não tem terapia melhor do que mexer com terra e as dinâmicas em grupo me deixam muito fortalecida e elevam a minha qualidade de vida”, disse.

Durante as oficinas, a equipe multiprofissional do Centro desenvolve aulas utilizando recursos de audiovisual, textos e passeios, finalizando as atividades com uma exposição de jardinagem na sede do serviço. “Até a primeira semana de março as usuárias participam deste projeto, que prevê a plantação de mini hortas com ervas, flores e hortaliças”, disse a assessora de Formação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Paulino.

Joelma Cristiane, que também é usuária, disse que o Centro de Referência é um serviço que a faz superar todos os traumas da vida. “Participar destas terapias em grupos me faz renovar e alimentar a minha dignidade. Estar aqui com outras companheiras é muito descontraído”.

Ao todo serão produzidas 100 mini hortas e as paredes da sede do Centro de Referência vão receber todas as garrafas, formando um mural de plantas vivas.

Centro de Referência da Mulher – Disponibiliza atendimento gratuito às mulheres em situação de violência, contando com uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, assistentes sociais, advogada e arte educadoras.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também atende através do serviço 0800 283 38 83, para quaisquer orientações e encaminhamentos.