Centro de Treinamento do Valentina receberá atletas dos Jogos Olímpicos de 2016

Por - em 42

A cidade de João Pessoa foi confirmada como um dos pólos que irão contribuir para a preparação dos atletas participantes dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. O Centro de Treinamento do Valentina Figueiredo (CT) foi anunciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como um dos locais que servirão para que atletas estrangeiros passem pelo período de aclimatação no Brasil. Foram escolhidos 73 centros, dos quais nove estão na Região Nordeste.

Com um investimento superior a R$ 6 milhões, o Centro de Treinamento do Valentina Figueiredo se encontra em fase de conclusão de obras e deverá ser entregue até a metade deste ano. De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Recreação, João Corujinha, a escolha contempla os investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na área esportiva.

“O centro terá padrões internacionais e será mais um fator para impulsionar o turismo e a economia local. A cidade comporta eventos deste tipo e a prova é que a cidade já realizou três olimpíadas escolares, com atletas de todo o Brasil e tivemos a aprovação do COB. Foi uma escolha muito importante para nós e mostra que estamos no caminho certo nos investimentos”, disse o secretário João Corujinha.

Atletismo – O carro-chefe dos treinamentos, segundo o secretário João Corujinha, deverá ser o atletismo. “É o que temos de melhor e mais moderno no CT é a pista de atletismo. A pista ainda conta com diversas modalidades que compõem as provas de atletismo como salto em altura e arremesso de pesos”, afirmou.

Além de João Pessoa, outras seis cidades nordestinas também foram indicadas pelo COB – Aracajú, Fortaleza, Natal, Recife e São Luiz. No Brasil, 17 estados terão centros de treinamentos aptos a receber os atletas estrangeiros.

A estrutura do CT do Valentina – As obras do CT do Valentina já alcançaram a marca de 70% de conclusão das obras. A Vila Olímpica tem uma área de 12 mil metros quadrados e também conta com uma pista de atletismo – que tem padrão internacional, com piso sintético, e um campo de futebol, que estão com índices de execução de 50% e 70%, respectivamente. O local também terá uma piscina semi-olímpica (de 25 metros).

Além das dimensões internacionais, o local será totalmente equipado para receber visitantes e imprensa. Haverá vestiários para atletas, salas de fisioterapia e musculação, arquibancada com capacidade para 1.200 pessoas e cabines apropriadas para a imprensa e transmissões de televisão.

O equipamento vai ser utilizado na realização de competições nacionais e internacionais, além de local de descoberta de novos talentos, entre os alunos da rede municipal de ensino.

Copa de 2014 – A cidade de João Pessoa ainda poderá integrar um outro evento de proporções mundial. A comemoração da escolha da cidade como um dos pólos de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016 aumenta a esperança da cidade em ser escolhida como centro de treinamento oficial da Copa do Mundo de futebol, que será realizada no Brasil, em 2014.

A cidade já está inscrita para ser um dos centros de treinamento e o resultado final, de acordo com o secretário João Corujinha, deverá ser divulgado nos próximos dias. A expectativa é de que a Vila Olímpica Ronaldo Marinho seja aprovada pelo comitê organizador.

PMJP e Governo do Estado firmaram parceria, em março do ano passado, para tornar viável o recebimento de atletas estrangeiros durante o período de treinamento a Copa do Mundo.

Entre os requisitos da Federação Internacional de Futebol (Fifa), é necessário que a cidade possa oferecer um hotel de grande porte e a 20 minutos de distância um centro de treinamento com campo de futebol em dimensões oficiais, mini campo e ainda um parque aquático.