Centro de Vocação Tecnológica inicia curso de Costura Industrial

Por - em 21

O Centro de Vocação Tecnológica na área de produção de confecções (CVT-Moda) iniciou, esta semana, o Curso Básico de Costura Industrial para atender uma demanda específica de formação de mão-de-obra qualificada que existe em fábricas instaladas no Centro Histórico da Capital. O órgão – que está vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa (Secitec-PMJP) – vai realizar, entre os dias 17 e 21 do próximo mês de novembro, a Semana da Moda, destinada a empresários, profissionais ligados ao setor, estudantes e outros interessados.

O diretor do CVT-Moda, Romero Sousa, explicou que o Curso de Costura Industrial – que acontece à noite, de segunda a sexta-feira – é o primeiro de uma série que o Centro deve oferecer e foi uma solicitação da Associação das Indústrias do Vestuário da Paraíba (Aivest). “A associação levantou que há sete fábricas instaladas no Centro Histórico com vagas para contratação imediata, mas que têm dificuldades em encontrar profissionais qualificados e pediu nossa ajuda. Abrimos esse primeiro curso especificamente para moradores do Porto do Capim, oferecendo 20 vagas. Serão 120 horas/aulas e devemos formar essa primeira turma em dois meses e meio”, explicou.

Romero Sousa disse, ainda, que outras pessoas terão oportunidade de se qualificar em diversas áreas, pois o CVT planeja oferecer uma série de cursos, não só de corte e costura, mas também de desenho, modelagem, estamparia em tecidos e outros. “Dentro do CVT vai funcionar uma estação digital específica para designs. Já estamos adquirindo os equipamentos necessários e, em breve, anunciaremos as inscrições para o curso. As pessoas que tiverem curiosidade de conhecer o Centro ou quiserem fazer um pré-cadastro podem nos procurar e, assim que abrirmos as turmas, entraremos em contato”, disse.

Semana da Moda
– O diretor do CVT disse que a programação da Semana da Moda deve ser fechada nos próximos dias, mas adiantou que haverá palestras à noite e oficinas, exposições e workshops durante o dia. “Ao final do evento, vamos promover um desfile com as peças produzidas durante a semana e outros trabalhos de pessoas ligadas ao setor. A Semana da Moda será realizada através de uma parceira entre a Prefeitura, o Sebrae e a Aivest. Além de palestrantes locais, estamos fechando algumas palestras com profissionais que atuam no Rio de Janeiro e São Paulo”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (17), o CVT recebeu o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que está visitando a Capital. Ele conheceu, durante um café da manhã, o projeto que a Prefeitura está iniciando na área através do CVT-Moda. O evento contou com a presença de estilistas paraibanos e jornalistas da área de moda com atuação no Estado.

Mais informações sobre o Centro podem ser obtidas pelo telefone 83 3218-6160. O CVT-Moda funciona na Praça Álvaro Machado (no antigo prédio da STP), próximo à Estação Ferroviária, no Centro Histórico da Capital.