Centro do Idoso atenderá cerca de 60 mil pessoas a partir desta terça

Por - em 18

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou na manhã desta segunda-feira, primeiro de outubro, o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) Damásio Barbosa da Franca, que começa a funcionar a partir desta terça-feira (2) em uma área anexa ao Hospital Santa Izabel, no bairro do Tambiá. Nesse equipamento, aproximadamente 60 mil pessoas terão acesso a serviços especializados como geriatria, cardiologia, endocrinologia, ginecologia, fonoaudiologia e ainda atendimento psicológico e apoio de assistentes sociais.

“Mais do que um serviço que a Prefeitura Municipal está disponibilizando, essa obra vai proporcionar a proteção e o respeito à vida para uma parcela da população que necessita de apoio integral”, disse o prefeito Ricardo Coutinho, durante a solenidade de inauguração.

A secretária de Saúde do Município, Roseana Meia, relatou que a característica principal desse centro de atenção ao idoso é o acolhimento que ele proporciona. “Esse equipamento vai oferecer cuidado e acolhimento integral ao idoso, para que esse público possa ter mais longevidade e dignidade. Por isso precisamos muito da dedicação de todos os profissionais que fazem parte desse centro, para que haja uma integração”, disse a secretária.

Distribuição – Outro serviço que será oferecido pelo Centro do Idoso é a distribuição de colírios para 214 portadores de Glaucoma que são cadastrados na Secretaria de Saúde do Município. De acordo com a gerente de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da SMS, Ana Vasconcelos, esses colírios, que antes eram distribuídos junto com outros medicamentos, terão, agora, lugar específico, um lugar próprio voltado para o idoso. O Glaucoma é uma doença que ocasiona danos ao nervo óptico.

Estrutura – O Centro tem uma área de 650 metros quadrados e foram investidos cerca de R$ 313 mil, com recursos próprios do município. O local será composto por sete consultórios entre eles um de odontologia e outro especializado no tratamento de diabetes, salas de terapias, fisioterapia, enfermagem, posto de coleta e ainda uma auditório.

O Caisi funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. As pessoas atendidas no local serão aquelas encaminhadas através dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) de toda a cidade. Lá as pessoas com mais de 60 anos, além de serviços especializados de saúde, terão oficinas e palestras educativas sobre saúde, prevenções de doenças e orientações para terem uma vida melhor.