Centro do Idoso recebe ações no Dia de Combate à Hipertensão

Por - em 37

Começaram na manhã desta segunda-feira (26), as atividades alusivas ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Com palestras e esclarecimentos sobre o tema, os idosos do Centro de Atenção à Saúde do Idoso (CAISI), em Tambiá, puderam tirar suas dúvidas quanto à prevenção e tratamento da hipertensão arterial. A programação segue nesta terça-feira (27) com uma caminhada na Praça da Independência a partir das 8h, e na quinta-feira (29), várias atividades no Ponto de Cem Réis fecham a semana de eventos referentes à hipertensão.

Com o slogan “Eu sou 12 por 8”, que faz menção à pressão ideal de um adulto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada, pois esse problema atinge atualmente 30% dos brasileiros e mais de 50% das pessoas na terceira idade, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Durante esta segunda-feira, o combate à hipertensão arterial e o estresse dominaram os temas das palestras proferidas pela equipe multiprofissional que atua no CAISI. Além disso, os idosos receberam a visita dos Doutores da Alegria, com alunos da Faculdade Santa Emília de Rodat.

Nesta terça-feira (27), a programação será realizada na Praça da Independência, a partir das 8h, com uma caminhada de conscientização a respeito da importância de se prevenir e se tratar a hipertensão arterial. Na ocasião será distribuído material educativo com a população.

Finalizando, na quinta-feira (29), a partir das 8h, o Ponto de Cem Réis recebe as equipes da SMS que, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, irão realizar diversas ações como verificação de pressão, orientação nutricional e distribuição de material informativo.