Centro faz capacitação sobre atenção a vítimas de crimes

Por - em 30

O Centro de Atendimento a Vítimas de Crimes (CEAV) realiza nesta segunda-feira (18), a partir das 8h30, uma capacitação junto à rede de atendimento de pessoas atingidas por diferentes tipos de violência em João Pessoa. O treinamento vai ocorrer no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), no Bairro dos Estados.

Pelo menos 50 pessoas devem participar do evento que vai discutir temas como os direitos humanos e direitos da cidadania; a criança, o adolescente e o idoso na perspectiva social; a mulher e o enfrentamento da violência; e a questão da negritude.

O CEAV é um programa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, implantado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e tem o objetivo de contribuir com intervenções jurídicas, sociais e psicológicas para a superação de danos causados pela violência e incentivar a sua prevenção. Também apóia e orienta aqueles que querem contribuir como testemunhas para a promoção da Justiça.

Em funcionamento desde março deste ano, o CEAV já realizou 99 atendimentos de 48 vítimas, sendo 14 vítimas indiretas e 34 vítimas diretas. Pessoas que sofrem lesão corporal estão entre as que mais procuraram o serviço, com 15 casos; seguido de homicídio, com 12 casos; tentativas de homicídio (4); ameaças (2) e violência psicológica e o bullyng, ambos com 1 caso cada. Sete pessoas buscaram orientações.

Qualquer pessoa que precisar do serviço pode se dirigir ao CEAV que está localizado na Avenida Goiás, 360, Bairro dos Estados, ou ligar para o disque denúncia 0800 282 7969, durante 24 horas.