Centro Histórico e Estação Cabo Branco são os mais visitados em JP

Por - em 85

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco, é o atrativo que mais chama a atenção dos turistas que visitam João Pessoa. O Centro Histórico vem em 2º lugar na preferência dos visitantes, seguido das praias urbanas. Os dados são do “Perfil do Turista em João Pessoa – 2010”, elaborado pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) a partir das informações colhidas em 3.105 entrevistas feitas nos Postos de Informações Turísticas da Setur.

De acordo com a pesquisa, realizada de janeiro a dezembro do ano passado, 22,4% dos turistas apontam a Estação Cabo Branco como o atrativo de maior destaque na cidade. A obra, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em junho de 2008, atrai visitantes de todos os lugares e já ultrapassa a preferência dos atrativos tradicionais, como o Centro Histórico e as praias urbanas.

O Centro Histórico, que guarda construções com mais de 400 anos, agrada a 20,8% dos visitantes que têm a oportunidade de fazer um passeio ao passado visitando as igrejas, casarões, praças e construções barrocas e art-noveau da Capital paraibana.

Segundo Paulo Galvão Júnior, chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur, os dados revelam um aspecto importante sobre os turistas que visitam a Capital. “Juntos, os atrativos representam 43,2% da preferência dos visitantes, revelando o fortalecimento do turismo histórico cultural”, analisou.

As praias urbanas, com 19,9% da preferência, também continuam agradando os turistas que vem à cidade em busca de sol e mar. Outros atrativos, como o Farol do Cabo Branco, Mercado de Artesanato Paraibano, Picãozinho e Parque Solon de Lucena, também são apontados como locais de destaque em João Pessoa.

Pesquisa hoteis.com – A cidade de João Pessoa está entre os dez destinos que registraram maior procura por parte de turistas brasileiros, durante o mês de março deste ano. O dado é fruto de pesquisa realizada pelo site hoteis.com, que oferece reservas em mais de 130 mil hotéis, em 60 países.

De acordo com o ranking, a Capital paraibana aparece em 9º lugar, com um aumento de 215% na procura, em relação ao mesmo período do ano passado. Também em comparação com 2010, Belo Horizonte, Recife e Salvador foram os três destinos que registraram maior alta na procura pelos turistas brasileiros.

Apontando aumento de 284%, Belo Horizonte lidera o ranking dos 20 destinos que mais cresceram em busca no site. Com aumento de 274%, Recife aparece em 2º na preferência dos internautas. Ocupando a 3ª colocação, está Salvador, que subiu 268% em relação ao ano passado.

Miami, nos Estados Unidos (264%); Cancun, no México (256%); Londres, no Reino Unido (237%); Búzios (227%), no Rio de Janeiro (BR); Paris, na França (222%); João Pessoa (215%) e Foz do Iguaçu (213%), no Paraná (BR), completam a lista dos dez destinos com maior aumento de buscas.

Ainda de acordo com a pesquisa do site hoteis.com, dos 20 destinos que apontaram crescimento na procura, oito são brasileiros, seis estão na Europa, dois na América do Norte (sendo que, dentro dos Estados Unidos, são três destinos) e dois na América Central.