Centro Histórico na disputa para ser uma das 7 ‘Maravilhas Brasileiras’

Por - em 33

O Centro Histórico de João Pessoa figura entre os equipamentos que disputam a votação do concurso nacional ‘As 7 Maravilhas Brasileiras’, que está sendo realizado pela Editora Caras. O objetivo é escolher as obras mais belas e importantes construídas no País. Quem participar estará concorrendo a sete viagens com direito a acompanhante. Até o dia 31 de dezembro, os interessados devem acessar o site www.caras.ig.com.br e clicar no link ‘7 Maravilhas’.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) produziu um material de produção relacionado ao processo de tombamento do Centro Histórico da Capital como patrimônio nacional. A proposta será analisada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Rio de Janeiro (RJ), no próximo dia 6 de dezembro.

A proposta de tombamento surgiu em 2002, através de solicitação da Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). O pedido foi remetido ao Ministério da Cultura e encaminhado à Superintendência Regional do Iphan. Depois de algumas reformulações no projeto inicial, a solicitação foi analisada e agora será discutida e votada durante a reunião do Conselho.

Divulgação – Ao clicar na foto do Centro Histórico de João Pessoa, que figura do portal da Editora Caras, o internauta obtém as seguintes informações: “O Centro Histórico ocupa uma área de 117 hectares, com aproximadamente duas mil edificações. A Capital da Paraíba é a terceira cidade mais antiga do Brasil e tem na sua estrutura todos os estilos da arquitetura, desde o barroco até os casarões em art décor. Na cidade também é possível encontrar a influência das quatro ordens religiosas – carmelita, jesuíta, beneditina e franciscana. Uma outra característica é a distribuição dos lotes nas quadras. O traçado das ruas históricas vem sendo conservado ao longo dos tempos”.