Centro Histórico será tema de palestra, nesta sexta-feira

Por - em 57

‘João Pessoa como Patrimônio Natural, Histórico e Cultural do País’ é o tema da palestra que a arquiteta e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rossana Honorato, profere nesta sexta-feira (23), a partir das 16h, na sala de audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano Cabo Branco. O debate fica por conta do jornalista e titular da Coordenadoria de Proteção e Preservação dos Bens Históricos (Probech) de João Pessoa, Fernando Moura. A atividade integra a II Mostra de Nautimodelismo da Paraíba, realizada pela Associação Brasileira de Educação Profissional (Asbepro), que prossegue até o dia 28 de fevereiro naquele complexo arquitetônico.

A palestra propõe um diálogo sobre a utilização do Centro Histórico de João Pessoa e as ações de preservação, revitalização e reativação desses espaços como áreas de vivência da população. Em agosto de 2008, a cidade teve o seu sítio histórico reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Todos os finais de semana, a mostra está oferecendo também de forma gratuita oficinas de ‘Comunicação Naval’, ‘Barquinho Estilizado’ e ‘Nós de Marinheiro’, aos sábados e domingos, das 10h às 12h e de 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações podem ser obtidas a partir do telefone (83) 8880-8300.

A segunda edição da Mostra de Nautimodelismo da Paraíba alia a história contada através das miniaturas de embarcações com temas vinculados à educação a exemplo do bicentenário da família real no Brasil, questões ambientais relacionados aos oceanos e a prática do nautimodelismo. Palestras, exposições, oficinas e exibição de vídeos educativos compõem a Mostra que foi aberta no dia 12 de dezembro de 2008.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Educação Profissional (Asbepro) em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba e patrocínio dos Correios, Shopping Tambiá, JP Móveis Planejados.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) também é parceira na promoção da mostra, junto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação), a Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar, o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e o Museu Naval (Comando da Marinha – Ministério da Defesa) e a Organização Mar Aberto.