Centro Livre Meninada realiza Mostra de Conhecimento na 6ª

Por - em 37

As crianças e adolescentes do núcleo Centro Livre Meninada I (CLM I), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizam nesta sexta-feira (4), a partir das 8h, uma “Mostra de Conhecimento”, na Praça Aquiles Leal, mais conhecida como Praça Onze, em Jaguaribe.

A coordenadora do CLM I, Catarina Arruda, explica que a atividade faz parte do “Projeto Vamos Eco-Ar Jaguaribe”, desenvolvido há três anos com as crianças e adolescentes atendidos pelo núcleo. “Esse projeto vem transformando esses meninos e meninas em multiplicadores ambientais, que difundem o respeito ao meio ambiente com os moradores do bairro de Jaguaribe e comunidades próximas”.

O objetivo da “Mostra de Conhecimento” é apresentar para a comunidade e alunos das escolas do bairro o resultado de tudo que foi apreendido pelas crianças e adolescentes do Peti sobre sociedade e meio ambiente, durante o ano de 2009.

“Também estaremos fazendo uma avaliação acerca das nossas práticas educativas, quais os temas abordados que mais interessaram nosso público, o que realmente foi apreendido e o que vai ser aproveitado em suas vidas. As apresentações estarão iniciando impreterivelmente às 8h, respeitando as crianças visitantes, que desde as 7h chegam à escola, e levando em conta a intensidade do sol para uma atividade num espaço aberto”, afirmou Catarina.

Segundo o secretário adjunto da Sedes, Lau Siqueira, essa mostra pode ser analisada sob dois ângulos complementares. “Primeiro, enquanto resultado da dedicação e da sensibilidade de profissionais competentes e comprometidos; segundo, quanto à comprovação de que a arte dá consistência a qualquer processo pedagógico porque seduz a criança para uma vivência lúdica e crítica. Não temos dúvida que isso vai imprimindo um ritmo na vida da criança, compatível com as mais sólidas ideias de cidadania. Acho que o CLMI vem se constituindo numa importante referência nas políticas para a criança e o adolescente em nossa cidade e, seguramente, na Paraíba e até mesmo no Brasil.”

A atividade contará ainda com a participação dos parceiros do Projeto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com a parte da compostagem e sabão ecológico, e a Faculdade de Ciências Médicas, com as plantas medicinais, além do PSF de Jaguaribe.

Programação:
– Compostagem/ IFPB/ Centro Livre Meninada I
– Água (importância e preservação)/ Centro Livre Meninada I
– Lixo (conceito e tipos)/ Centro Livre Meninada I
– Coleta Seletiva/ Centro Livre Meninada I
– Sabão Ecológico/ Centro Livre Meninada I/ IFPB (importância de reciclar o óleo – distribuição do sabão)
– Plantas Medicinais/ Centro Livre Meninada I/ Faculdade de Ciências Médicas (utilização adequada)
– Saúde Bucal/ PSF (avaliação bucal /distribuição de kits com escova e creme dental)
– Reciclagem/ Centro Livre Meninada I (conceito exposição de artes através de material reciclado)