Centros de Atenção Psicossocial realizam comemorações de Natal

Por - em 20

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizam nesta semana as confraternizações de Natal de suas unidades. As comemorações vão acontecer no Capsi Cirandar, no Caps AD David Capistrano, no Caps Caminhar e no Caps Gutemberg Botelho.

A programação começa nesta quinta-feira (16), a partir das 15h, no Capsi Cirandar, localizado no bairro do Roger. O Cirandar tem o perfil de atendimento que abrange crianças e adolescentes portadoras de transtorno mental e usuários de álcool e drogas. Na mesma tarde, a partir das 17h, será realizada a festa do Caps AD David Capistrano, no Rangel, que recebe usuários de álcool e drogas para atendimento.

Na sexta-feira (17), a partir das 16h, será a vez da confraternização dos Caps Caminhar, localizado no bairro Cidade Universitária, e às 17h30, encerrando as comemorações, acontece a festa do Caps Gutemberg Botelho, em Tambauzinho.

Além de festejar o Natal, a proposta das confraternizações dos Caps é inserir o usuário no convívio social, tanto familiar quanto na comunidade em que vive, numa política desenvolvida pelo Ministério da Saúde no combate às internações em manicômios. Segundo dados do Ministério da Saúde, 3% da população brasileira sofrem com algum transtorno mental severo e persistente; 6% apresentam problemas psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas e 12% da população necessitam de algum tratamento ou acompanhamento em saúde mental.