Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

Centros de odontologia de JP atenderam 24 mil pessoas no último trimestre

Por - em 1465

Com quatro unidades em João Pessoa, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) realizaram, no último trimestre, quase 24 mil atendimentos, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura da Capital (PMJP). O destaque foi para o CEO Jaguaribe, que, entre abril e junho, fez 10.313 atendimentos.

Instituído nacionalmente pelo Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, e com a parceria dos municípios, o CEO atende usuários encaminhados dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto do Programa Saúde da Família (PSF) quanto das Unidades Básicas de Saúde e de escolas que possuem atendimento básico odontológico. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Mirla Barbosa, o usuário é atendido pelo dentista da Atenção Básica e, caso seja identificada a necessidade de algum procedimento especializado, é encaminhado para os CEOs, onde será agendado o atendimento.

Segundo ela, o Ministério da Saúde determina a existência de três tipos de CEOs: o tipo I, obrigatoriamente com três consultórios odontológicos (três cadeiras); o tipo II, que deve ter de quatro a cinco consultórios; e o tipo III, que deve ter, no mínimo, sete. João Pessoa tem dois CEOs do tipo I (Cristo e Mangabeira), e dois do tipo III (Torre e Jaguaribe).

Especialidades – Nas unidades mantidas pela PMJP, o usuário dispõe de especialidades como periodontia (tratamento de gengiva e anexos), endodontia (tratamento de canal), cirurgia bucal menor, diagnóstico bucal, atendimento a pacientes especiais, radiologia bucal e odontopediatria, além do serviço de prótese dentária.

“Em João Pessoa, todos os CEOs dispõe de radiologia, que é uma especialidade a mais do que determina o Ministério da Saúde”, disse Mirla. Conforme relatou, na unidade de Jaguaribe, além da radiografia normal (periapical), há ainda um aparelho de raios-X panorâmico (primeiro equipamento desse tipo do serviço público), que faz outros tipos de radiografia. E, na parte de prótese dentária, que também fica no CEO de Jaguaribe, há também um laboratório específico para fazer as próteses.

Atendimento 24h – A urgência durante 24h é exclusiva do CEO Torre. De acordo com Mirla Barbosa, para oferecer esse serviço, a unidade funciona em regime de plantão, inclusive aos sábados, domingos e feriados. “No caso de urgência, os usuários não precisam ser encaminhados pelos PSFs ou Unidades Básicas de Saúde. A pessoa com dor vai até o CEO Torre e é atendida”, garantiu.

A coordenadora de Saúde Bucal informou ainda que, se for detectado, durante o atendimento de urgência, que o paciente precisa de outros procedimentos, ele é encaminhado para que seja dada continuidade ao tratamento, seja no PSF, nas Unidades Básicas de Saúde ou no próprio CEO, dependendo a complexidade.

Os CEOs de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Onde estão localizados os CEOs

  • CEO Torre (24h) – Avenida Rui Barbosa, s/n (antigo prédio do Lactário). Fone: 3214-7948 ou 3224-7457;
  • CEO Jaguaribe – Avenida Alberto de Brito, s/n, instalações do Cais. Fone: 3218-5491;
  • CEO Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, s/n, instalações do Cais. Fone: 3214-2621 ou 3214-2622;
  • CEO Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes, s/n, instalações do Cais. Fone: 3239-5600