Centros de Referência da Juventude passam por reforma para melhor atender a comunidade

Por - em 87

Três Centros de Referência da Juventude (CRJ), que oferecem apoio profissional, cultural e esportivo aos jovens, passam atualmente por reforma na sua infraestrutura. Na manhã desta quinta-feira (21), o Secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco, realiza uma visita a estas obras. A visita acontece a partir das 9h nos centros localizados nos bairros Alto do Matheus, Funcionários I e Rangel.

A revitalização dos CRJ’s faz parte do processo de fortalecimento das Políticas Públicas de Juventude da gestão municipal. Os Centros desempenham um importante papel na construção da identidade dos jovens e na promoção de atividades importantes para o desenvolvimento deles.

Obras – Segundo o Secretário Thiago Pacheco, as reformas visam à melhoria da parte de infraestrutura dos locais. “Está sendo realizada uma reforma total dos Centros de Juventude, com a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas, manutenção dos telhados, além da recuperação de todas as fachadas, substituindo os muros por grades, facilitando a visualização dos prédios, e proporcionando uma melhor interação com as comunidades”, afirmou.

As obras contemplam total recuperação do prédio, desde o revestimento interno, pintura, banheiros até melhorias na estrutura das quadras de esporte. O prazo de entrega de todos os prédios será de 40 dias. As reformas são realizadas com recursos próprios da PMJP e irão proporcionar uma estrutura mais adequada para o desenvolvimento das atividades voltadas para a juventude dos três bairros, onde estão localizados os CRJ, e regiões adjacentes.

Os centros – Os Centros de Juventude proporcionam atividades que procuram atender aos anseios e interesses dos jovens atuando nas áreas de cultura, cidadania, esportes, qualificação profissional e inclusão digital.

Os CRJ´s funcionam como um local de referência que proporcionam o acesso aos serviços e as ações voltados para a juventude nas diferentes Secretarias da Gestão Municipal. “Desta forma, pretendemos criar uma rede de apoio e enfrentamento aos fatores de vulnerabilidade social que ameaçam o seu desenvolvimento, visando à inclusão social e a qualidade de vida da nossa juventude”, ressaltou Thiago.

Principais atividades dos CRJ´s :

·     Projeto Juventude Fazendo Arte: Oficinas de Grafite, Discotecagem (DJ), Rima, Teatro, Música, Dança de Rua, Danças Populares, Capoeira e Percussão;

· Cursos de Qualificação Profissional;

· Núcleos do Projovem Adolescente;

· Estação Digital;

· Rodas de Diálogos com temáticas voltadas para o público juvenil;

· Apoio a ações comunitárias como grupos de danças, teatro, cultura, escolinhas de Futsal, Karatê, entre outras atividades.