CEO entre os melhores serviços odontológicos gratuitos do País

Por - em 29

João Pessoa tem um dos melhores atendimentos odontológicos gratuitos do País. São oito mil pessoas atendidas mensalmente nos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), mantidos pela Prefeitura da Capital (PMJP).

Segundo coordenador de Saúde Bucal de João Pessoa, Danilson Cruz, no final do ano de 2008 o CEO do Centro da cidade, instalado no edifício conhecido como ‘18 Andares’, foi avaliado pela coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde como um dos melhores serviços oferecidos no Brasil.

“Fomos informados que esta avaliação se baseou no trabalho e na capacidade de atendimento do órgão. Temos 21 consultórios, um Laboratório Público de Próteses Dentárias e seis mil atendimentos por mês, apenas no CEO do Centro. Somos uma equipe com mais de 120 trabalhadores e temos uma urgência que funciona 24 horas, todos os dias da semana”, contou.

O CEO Atende usuários encaminhados dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto do Programa Saúde da Família (PSF) quanto das Unidades Básicas de Saúde e escolas que possuem atendimento básico odontológico. “O usuário é atendido pelo dentista da Atenção Básica e, caso seja identificada a necessidade de algum procedimento especializado, é encaminhado para os CEO’s, onde será agendado o atendimento”, explicou.

O que é – O Centro de Especialidades Odontológicas foi instituído a nível nacional a partir de 2004, com o lançamento do Programa Brasil Sorridente do Governo Federal, em parceria com os municípios. A finalidade do serviço é atender usuários nas várias especialidades odontológicas, servindo de retaguarda para a Atenção Básica na perspectiva de garantia de continuidade do cuidado. Em João Pessoa existem três CEO’s.

Especialidades – Nas três unidades mantidas pela PMJP, o usuário dispõe de especialidades como Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Bucal, Diagnóstico Bucal, Odontopediatria, Atendimento a Pacientes Especiais, Radiologia Bucal, Prótese Dentária, Periodontia e Dentística (restaurações estéticas).

Onde encontrar – No Centro, à Rua General Osório, 280 (edifício ‘18 Andares’), telefone 3218-9804; no bairro do Cristo Redentor, à Rua Olívia de Almeida Guerra, 50 (CAIS do Cristo), 3214-2623, e em Mangabeira, Rua Romário C. de Moraes, s/n, fone 3213-1906.