Cerca de 100 jovens já frequentam os cursos gratuitos da Casa Brasil

Por - em 44

O Espaço Multimídia Casa Brasil, que funciona no Centro de Referência Sandoval de Assis, bairro Costa e Silva, atende atualmente cerca de 100 jovens carentes que optaram por passar seu tempo livre no espaço fazendo cursos gratuitos na área de informática e comunicação. No próximo mês de abril, serão abertas as inscrições para novas turmas.

O projeto foi colocado em prática oficialmente pelo prefeito Luciano Agra no mês de abril e é administrado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa. “Graças ao empenho do prefeito Luciano Agra e do trabalho dos servidores estamos disponibilizando os benefícios do projeto para a população do Costa e Silva”, frisou o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Marconi Maia.

No espaço, os moradores do Costa e Silva (incluindo as comunidades Taipa, Gauchinha e Sesi) estão adquirindo conhecimentos nos cursos de multimídia, informática básica, web-rádio, montagem e manutenção de micro-computadores. “A procura pelos cursos oferecidos na Casa Brasil é muito grande, pois são cursos que possibilitam a entrada no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador do Projeto Casa Brasil, Pierre Dornelas.

A Casa Brasil funciona nos turnos da manhã e tarde. O local dispõe de dois ambientes para cursos e oficinas. O primeiro é o Laboratório de Áudio Visual, destinado à criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para internet, além de programação com ferramentas e linguagens livres. O outro ambiente é o Laboratório de Rádio, que estimula a produção de conteúdos para rádio livre, web rádio e outros tipos de transmissão pública. Também são ofertadas oficinas de produção de conteúdo de áudio, comunicação comunitária, web rádio e podcasting.

Além dos cursos, a população também procura o espaço para freqüentar a ilha digital, que disponibiliza dez micro-computadores aos usuários. “Na ilha digital a comunidade checa e-mail, utiliza as redes sociais e aproveita para também fazer os trabalhos da escola. Em breve, estaremos no twitter, Orkut e com um canal no youtube para divulgar as nossas produções”, planeja Pierre.

Na unidade do Costa e Silva, o Espaço Multimídia Casa Brasil possui um telecentro, uma sala de leitura, um auditório, um laboratório de informática, um estúdio multimídia e um laboratório de rádio.

Casa Brasil – Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o projeto Casa Brasil leva computadores e conectividade às comunidades, privilegiando, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas a cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.

Na internet, o portal da Casa Brasil promove a interatividade com os usuários, oferece uma Biblioteca Virtual (que disponibiliza livros para download), divulga notícias sobre inclusão digital e cidadania e publica material de áudio e vídeo produzidos pelos alunos. Tem também um fórum de discussão, um mural de recados e uma galeria de fotos. O site do Projeto Casa Brasil é www.casabrasiljp.com.br