Cerca de 120 artesãs participam do Projeto Raízes da Arte em JP

Por - em 20

Começaram nesta segunda-feira (17), as aulas do Projeto Raízes da Arte, realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), Desenvolvimento Social (Sedes) e Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). O projeto é uma iniciativa do Grupo Gestão, apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem o objetivo de qualificar os grupos de mulheres que tenham como atividade principal a produção de artesanato.

O Projeto está sendo desenvolvido com cerca de 120 artesãs, que participaram das aulas teóricas, através de seminários e oficinas, e deram início às oficinas de produção. Cada artesã participará, uma vez por semana, das aulas práticas que se estenderão até o final do mês de agosto, no Centro da Estação da Moda, localizado no Centro da Cidade. As artesãs são divididas em grupos, a partir das tipologias de fuxicos, bordados, reciclados e crochês.

Segundo a assessora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, da Secretaria Extraordinária da Mulher, Lúcia Silva, estão participando dos cursos, artesãs integradas nas ações dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência da Cidadania, dos Programas Empreender-JP e Empreender Mulher, além do Grupo Fazendo Arte e Economia Solidária, referenciada nas ações da Diretoria de Economia Solidária da Sedes.

Após a conclusão do curso, as artesãs participarão de uma feira nacional de artesanato, além de terem seus produtos publicados em um catálogo, que tem o objetivo de divulgar os produtos, com destaque para a caracterização regional dos artigos.