Cerca de 200 idosos festejam o São João na tarde desta terça

Por - em 15

Uma tarde de muito forró, arrasta-pé e comidas típicas, com direito a apresentação de quadrilha junina e danças folclóricas. Foi nesse clima junino que dezenas de pessoas do Clube da Pessoa Idosa, no Altiplano, festejaram o São João nesta terça-feira (08). A confraternização contou com a presença de cerca de 200 idosos que participam do Clube e do Instituto de Previdência do Município (IPM).

A festa teve início por volta das 15h, com a apresentação do grupo de dança Arco-Íris, de Mangabeira I, ligado ao programa de Assistência à Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Os 16 participantes do grupo apresentaram duas coreografias, uma relacionada à Copa do Mundo e outra alusiva ao período junino. Segundo a professora de ginástica gerontológica, Roselene Lucena, essa é a primeira vez que o grupo apresenta publicamente essas coreografias, e já está programando nova exibição na festa que será promovida pela Prefeitura de João Pessoa para os idosos, no dia 22, no Sesc Centro.

Animados pelo trio pé-de-serra Amigos do Forró, os idosos do Clube e do IPM encheram o salão de animação, com direito a quadrilha junina. A aposentada Severina da Silva Melo, 68 anos, moradora do Bairro das Indústrias, fez questão de se vestir com roupa matuta e veio para a festa acompanhada de duas netas. Segundo ela, a festa estava maravilhosa, sendo mais uma oportunidade de fazer novas amizades e se divertir.

Assim como Severina, quem também estava animado com os festejos juninos do Clube era Paulo Tomé dos Santos Silva. Morador do bairro do Cabo Branco, o aposentado de 70 anos afirmou que a festa não deixava nada a desejar. “Eu chamo esse ambiente de restaurador de ser humano. Aqui tem tudo que precisamos para preencher nosso tempo e aumentar nossa autoestima, como festas, brincadeiras e atividades físicas. Meu objetivo aqui é ser feliz”, ressaltou ele, que já conquistou até uma namorada no Clube.

Segundo a secretaria do Clube da Pessoa Idosa, Luciana Guimarães, são realizadas diversas atividades durante todo o ano com as pessoas que frequentam o local, como oficinas, terapias de grupo, atividades culturais e aulas de informática, hidroginástica, fisioterapia e xadrez. Os idosos participam ainda de outras comemorações, a exemplo do Carnaval. Na quarta-feira da semana passada, foi promovido o encerramento da Semana do Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida, com muita festa para os participantes do Clube.