Cerca de 200 pessoas participam de plenária do Orçamento Democrático

Por - em 28

“O Orçamento Democrático é uma conquista popular. Hoje as pessoas têm a certeza de que o dinheiro público é aplicado corretamente em obras, ações e serviços que beneficiam toda a sociedade”. A declaração é do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), durante a segunda reunião regional do Orçamento, realizada nesta terça-feira (26) para a 2º região, no bairro da Penha.

Cerca de 200 pessoas dos bairros de Tambaú, Cabo Branco, Seixas e das comunidades Paulino Pinto, São Domingos e Rabo do Galo reuniram-se com a gestão municipal para debater as políticas públicas do município de João Pessoa e apontar quais as principais ações que devem ser efetivadas na localidade através do Orçamento Democrático. A coordenadora Sandra Marrocos deu início à atividade, realizada na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, apresentando o ciclo orçamentário de 2008 e prestando contas das intervenções promovidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na 2º região.

“Em 2007 vocês indicaram que as prioridades seriam infra-estrutura, equipamentos sociais e educação e hoje podemos mostrar algumas destas solicitações já atendidas pelo Governo Municipal”, informou. Dentre as ações citadas pela coordenadora estão a recuperação do calçamento da orla; a pavimentação de ruas; revitalização das praças Santo Antônio e Oswaldo Pessoa, na praia de Tambaú e na Penha, respectivamente; construção do Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), no Altiplano, além de obras de recuperação de logradouros, canteiros e passeios.

De acordo com a coordenadora, esta primeira etapa do ciclo traz este ano uma inovação. As prioridades colocadas nas fichas de demandas, recebidas pelos participantes no começo da reunião, são computadas e os dados informados logo ao final do evento. Na 2º região, por exemplo, foram elencadas como prioridades saúde, com 22,5% das preferências; educação, 15% e geração de emprego e renda, com 14% dos votos.

A conselheira suplente, Rafaela Mendes, parabenizou a gestão municipal e a população residente na área por promover uma festa da democracia. “Continuaremos lutando e exercendo nossos direitos, por isto fomos eleitos e eleitas por vocês e vamos sempre estar vigilantes por melhorias em nossas comunidades”,afirmou.

A 2ª região orçamentária é formada pelos bairros de Tambaú, Cabo Branco, Altiplano, Portal do Sol, Seixas, Penha, Jacarapé e Quadramares; além das comunidades Paulino de Brito, Barreira do Cabo Branco, São Domingos, Rabo do Galo, Cidade Recreio, Vila dos Pescadores e Sítio Jacarapé.