Cerca de 500 pessoas participam de plenária do Orçamento Democrático

Por - em 27

Cidadania, direito e democracia. Estes foram os principais elementos presentes na quinta reunião regional do Orçamento Democrático, que aconteceu na noite desta terça-feira (4) na 3º região orçamentária. Cerca de 500 pessoas, vindas dos bairros de Mangabeira, Cidade Verde, Costa do Sol, entre outros, compareceram à atividade, realizada no ginásio da Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira VII, e ajudaram a construir, em parceria com o Governo Municipal, o orçamento público de 2009, apontando as prioridades para a área.

Saúde, educação e geração de emprego e renda foram as indicações da 3º região para compor as peças orçamentárias. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e sua equipe de secretários municipais ouviram atentamente as reivindicações populares, como também os agradecimentos pelas obras, ações e serviços que estão sendo concretizados,

A coordenadora do Orçamento Democrático, Sandra Marrocos, abriu os trabalhos apresentando as quatro etapas que compõem o ciclo orçamentário e as obras realizadas na região, de acordo com as prioridades apontadas nos anos de 2005, 2006 e 2007.

“O Orçamento Democrático é o empoderamento da sociedade, é a população se sentir sujeito deste processo e perceber que este instrumento vai além de obras, é um processo de educação e consolidação da democracia participativa que torcemos não mais deixe de existir em João Pessoa”, afirmou.

As ações da Prefeitura de João Pessoa aconteceram nos mais diversos setores, dentre elas, a implantação de dois telecentros, a construção de um Centro de Referência de Educação Infantil (Crei), construção de uma escola municipal e de duas Unidades de Saúde da Família (USF), reforma do Complexo Hospitalar Humberto da Nóbrega, revitalização da praça do Coqueiral, e a recuperação da pavimentação de diversas ruas.

“Todos e todas nós presentes aqui sabemos que o orçamento da cidade antes era feito dentro de quatro paredes e hoje vivemos a democratização do orçamento público com a gestão municipal vindo para os bairros discutir, dialogar com as pessoas e saber como o dinheiro público deve ser investido”, ressaltou o prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Ele agradeceu ao empenho dos delegados e delegadas do Orçamento Democrático em fiscalizar e reivindicar ações e pediu que não sejam permitidos mais retrocessos.

Compõem a 3º região os bairros de Mangabeira, Costa do Sol Colégio Invadido, Campo do Americano, Jardim Mangueira, Balcão, Feirinha, Boa Esperança, Nova Esperança, Vila União, Condomínio I, II, III, Cidade Verde, Ipep, Conjunto dos Militares, Projeto Mariz I e II e Patrícia Tomaz.