Cerca de 70% da estrutura da Estação Ciência já estão prontos

Por - em 23

Cerca de 70% da estrutura da Estação Ciência, Cultura e Artes Oscar Niemeyer está pronta. As primeiras áreas internas dos prédios que formam o equipamento, localizado no Cabo Branco, já foram concluídas. Os dois mini salões de convenções, sala de dança e de música, além do salão de artes plásticas, todos localizados no subsolo do bloco do auditório, estão prontos. Nesses espaços, falta apenas a colocação de acessórios como luminárias. O anfiteatro e a lanchonete, construídos em local adjacente, foram terminados. Outro serviço bastante adiantado é a instalação de um revestimento de vidro, na fachada da torre, que está na metade da sua execução. A pintura definitiva de toda construção será feita perto da entrega da obra, em junho.

O engenheiro da Secretaria de Infra-Estrutura do Município (Seinfra) e fiscal da obra, Aureliano de Almeida, afirmou que os acabamentos nos diversos setores estão sendo realizados paralelamente. “O anfiteatro está praticamente acabado. Falta apenas a última demão de tinta. O piso da rampa, que dá acesso à torre, foi feito e vamos começar agora em abril a instalação do corrimão. Iremos também regularizar o restante do terreno para a posterior colocação do aterro vegetal e o plantio da grama, que faz parte do paisagismo. Parte desse trabalho começou a ser executado”, disse.

A Estação Ciência compreende cinco blocos – torre, anfiteatro, auditório, serviços e estacionamento. O investimento no empreendimento é de R$ 35 milhões. Parte desse montante é proveniente de recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o restante oriundo do Ministério da Ciência e Tecnologia. O espaço construído é de 8.500 metros quadrados, em um terreno de 36 mil metros quadrados de área.

Torre – O prédio da torre possui 17 metros de altura. Na parte térrea, há uma área reservada a exposições. Os segundo, terceiro e quarto pavimentos serão voltados a eventos, restaurante e área livre com visão ampla e terraço, respectivamente. Na parte externa, ao redor do edifício, foi construído um espelho d’água, que passará posteriormente por um trabalho de impermeabilização.

Anfiteatro – O bloco do anfiteatro terá camarim, bateria de banheiros e vestiários, além de um palco em formato de elipse, de 370 metros quadrados de área, com nove lances de arquibancada e capacidade para 320 pessoas sentadas. Também foi construído um espaço com 105 metros quadrados para abrigar uma lanchonete e uma pequena loja.

Auditório – Toda a estrutura do auditório terá 1.300 metros quadrados. No subsolo, há vários ambiente, a exemplo de dois mini salões de convenção. Um deles terá capacidade para 102 cadeiras e outro para 99 lugares. Ambos estão prontos, faltando apenas os acessórios. Há ainda outros três salões nesse pavimento, destinados a atividades de dança, artes plásticas e música, que também estão concluídos.

Na entrada da parte térrea (foyeur) do auditório falta apenas a instalação da camada definitiva do piso de alta resistência. Mais adiante, no auditório principal, os serviços estão concentrados na colocação do forro de gesso acartonado, onde ficará a platéia. O teto do palco já começou a ser pintado.

Serviços e estacionamento – O bloco de serviços compreende uma subestação elétrica, geradores e alguns departamentos administrativos do setor. Esse espaço já foi concluído. Enquanto isso, o estacionamento terá capacidade para 180 veículos e também está com os serviços bastante adiantados.